TV TRIBUNA – Coordenadoras do Observatório das Vacinas, pesquisadoras da UNISANTOS falam sobre mapeamento da cobertura vacinal no Jornal da Tribuna – 1ª edição

Maior banco de dados sobre vacinação no Brasil, o Observatório das Vacinas, coordenado por pesquisadoras da UNISANTOS, foi destaque em reportagem exibida hoje (10), no Jornal da Tribuna – 1ª edição, na TV Tribuna. As professoras doutoras Carolina Luísa Alves Barbieri, Lourdes Conceição Martins e Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva, foram as entrevistadas.

Coordenadora do Observatório das Vacinas, a professora Carolina Barbieri destacou que a plataforma é uma importante ferramenta para que os profissionais e gestores da área da saúde analisem os dados de suas cidades e tracem estratégias para a ampliação da cobertura vacinal. Neste sentido, a pesquisadora Isabely Pamplona explicou que os dados disponibilizados pelo Observatório das Vacinas são trabalhados com metodologia diferente dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Também coordenadora do projeto, a professora Lourdes Martins salientou que a plataforma traz ainda informações sobre os riscos e benefícios de cada vacina, além de outros produtos relacionados ao tema, como o e-book “Imunização e cobertura vacinal: passado, presente e futuro”. Além disso, ela falou sobre o II Simpósio de Imunização, que será realizado no segundo semestre deste ano.

OBSERVATÓRIO DAS VACINAS – Lançado em outubro de 2020, durante o I Simpósio de Imunização: Desafios e Inovação, o Observatório das Vacinas apresenta o mapeamento sobre a cobertura vacinal nos 5.570 municípios do País. Desenvolvido com financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates Foundation e CNPq / Ministério da Saúde, e em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEB) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), o projeto disponibiliza os dados pelo site www.observatoriodasvacinas.com.br.