SAÚDE – Pesquisadores falam sobre a relação entre saúde, tecnologia e ética no I Simpósio Interdisciplinar de Saúde

Diretora técnica do DRS-IV, Paula Covas Calipo falou sobre telesaúde e outras tecnologias

“Tecnologia, saúde e ética”. Essa foi a temática da palestra de abertura do I Simpósio Interdisciplinar de Saúde da Baixada Santista realizado, no último dia 24. O objetivo foi debater aspectos importantes na área da saúde nesse período de retomada pós covid. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da UNISANTOS, o evento reuniu docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde da região.

 

Diretora técnica do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), a psicóloga Paula Covas Borges Calipo comentou que a tecnologia é uma realidade nos tempos atuais, como a Telesaúde, porém ressaltou que ela deve ser utilizada com ética e responsabilidade. Segundo a palestrante, para que todos esses valores sejam mantidos, a formação dos profissionais da área deve ser realizada da melhor maneira possível. “A Universidade tem grande papel na formação dos profissionais, porque tanto na saúde como na ciência a ética deve estar presente”.

 

Professor João Alfredo Gonçalves destacou que utilização de dados tecnológicos deve obedecer regras

ROBÔS – Mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS, Paula Calipo declarou que outra questão a ser considerada será a interação cada vez maior entre robôs e seres humanos, mas que esse debate ainda gera pouca discussão na sociedade. “Essas discussões estão afastadas da população, mas ela precisa ser tratada com todos, para que a sociedade saiba das possibilidades da região”, disse.

 

O professor mestre João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves explicou que a transformação digital na saúde é uma realidade. De acordo com o pesquisador, a utilização da tecnologia da informação nessa área é cada vez mais utilizada para monitorar doenças e também na prevenção delas. O docente da Universidade ainda declarou que devemos fazer cada vez mais uma reflexão sobre esse assunto, já que dados tecnológicos exigem regras e conhecimentos. “Precisamos olhar toda essa inovação como uma forma de mudança e oportunidade, e não como ameaça”.

 

Organizadora do evento, a professora doutora Lourdes Conceição Martins foi a responsável por mediar a palestra de abertura.

 

Confira abaixo a cobertura das palestras.

> INTERDISCIPLINAR – Covid-19 e pós-covid é tema de palestra no simpósio interdisciplinar de saúde

> TERCEIRA IDADE – I Simpósio de Saúde da Baixada Santista promove discussão sobre a saúde do idoso

> SAÚDE MENTAL – Especialistas afirmam a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança e do adolescente

> VIOLÊNCIA – Relação entre saúde e violência é debatida durante o encerramento do I Simpósio Interdisciplinar de Saúde

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!