TERCEIRA IDADE – I Simpósio de Saúde da Baixada Santista promove discussão sobre a saúde do idoso

Sandra de Campos é interlocutora da Saúde do Idoso do Departamento Regional de Saúde IV

Avaliar e discutir a atual situação da saúde dos idosos na Baixada Santista foi o objetivo da mesa-redonda “Saúde Integral do idoso na década do envelhecimento saudável”, no último dia 24.  Na perspectiva da integralidade e intersetorialidade, foram discutidas formas de garantir uma assistência à saúde que transcenda a prática de apenas curar quando se está doente, além de contemplar o idoso com atenção e considerando o seu contexto social, familiar e cultural.

 

A mesa-redonda contou com a participação da mestre em Saúde Pública, Sandra Lúcia Furquim de Campos, interlocutora da Saúde do Idoso do Departamento Regional de Saúde IV – Baixada Santista; do psicólogo Edgar Toschi Dias, especialista em Psicologia Clínica e doutor em Ciências; e do farmacêutico Gustavo Alves Andrade dos Santos, mestre em Farmácia e doutor em Biotecnologia.

 

PRECONCEITO – O preconceito com os idosos também foi um tema abordado, já que por muitos, a velhice ainda é tida como doença, consideraram os palestrantes.  Eles também destacaram se o trabalho ocorresse durante quatro dias por semana e o trabalhador descansasse três dias, talvez a maior parte da população entraria na terceira idade de forma mais saudável, com menos estresse causado pela longa período de trabalho.

 

Docente e coordenadora do curso de Psicologia da UNISANTOS, a professora mestre Iara Candida Chalela Genovese foi a responsável por mediar o debate.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!