
Falecido em 23 de setembro, aos 47 anos, em decorrência de um mal súbito, o professor doutor Alexandre Saul Pinto recebeu in memoriam o título de Professor Emérito. A cerimônia de outorga, no último dia 24, foi marcada pela forte emoção da comunidade acadêmica e familiares, e por muitas homenagens de outras instituições educacionais e de pesquisa, e de associações nacionais da área de educação.
Doutora em Educação, a professor Ana Maria Saul, mãe do professor Alexandre Saul, recebeu a homenagem em nome do filho. Emocionada, ela, que é pesquisadora sobre o pensamento freiriano, falou sobre o quanto eles foram parceiros em trabalho, diálogos e produções científicas. “Fico contente por conta dessa homenagem. Tenho muito orgulho do meu filho. Alexandre sempre foi muito amoroso, meu parceiro intelectual. Escrevemos muitos textos juntos e publicamos. Trocávamos muitas ideias. Foram muitas trocas e também aprendi muito com isso. Hoje há uma tristeza infinita por ele ‘ter ido’ tão cedo. Nós tínhamos ainda muitos projetos, muitos planos articulados”, destacou.
A professora Ana Maria falou sobre a sua seriedade e propósitos, sempre trabalhando com uma metodologia rigorosa, mas com o horizonte da justiça social. “Agradeço à Universidade porque esse foi o lugar em que ele se constituiu um professor, um educador. Ele sempre teve um grande apreço por esta instituição”, finalizou.

Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite ressaltou o trabalho do professor Alexandre Saul e o seu compromisso com a formação do pesquisador. Disse que, enquanto gestor, ele esteve sempre atento em possibilitar acesso a todos, buscando programas de financiamento e bolsas de estudo. “Ele desenvolvia também um trabalho de missão, de transformação”.
A professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, que convidou o professor Alexandre Saul para integrar o quadro de docentes e pesquisadores da UNISANTOS, fez a Loa, o discurso de homenagem destacando a sua trajetória e legado. “A sua força permanece entre nós. Ele deixou marcas profundas”, disse. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, o professor doutor Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo fez um agradecimento especial por toda a contribuição do educador.

RECONHECIMENTO EXTERNO – A entrega do título também foi marcada por diversas homenagens, por meio de mensagens que destacaram a trajetória do professor Alexandre Saul, a sua contribuição em prol de uma educação crítica e emancipatória. Também foi ressaltada a sua generosidade e promoção ao diálogo, fazendo da educação um modo de existir no mundo.
Foram recebidas homenagens de representantes das cátedras Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade do Estado do Pará e da Universidade Federal de São João Del Rey. Também enviaram mensagens os programas de pós-graduação em educação da PUC São Paulo e da PUC Minas.
Entre as associações nacionais, destacaram a sua importância enquanto educador a ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANDIPE – Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino, a Anfope – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação.
A viúva do professor Alexandre Saul, a professora doutora Fernanda Corrêa Quatorze Voltas Saul Pinto, não pôde comparecer e enviou uma mensagem de agradecimento, ressaltando a parceria ao longo de 20 anos de casamento.

















