PUBLICAÇÃO – Revista eletrônica Pesquiseduca apresenta contribuições sobre a educação contemporânea

Com o dossiê “Educação Católica num mundo multicultural” e artigos com a temática “Diálogos possíveis entre Educação e Universidade”, já está disponível a nova edição da Revista eletrônica Pesquiseduca, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISANTOS. Educação e Universidade: compromissos e desafios traz artigos de pesquisadores nacionais e internacionais e textos do secretário da Congregação para Educação Católica da Santa Sé, Dom Angelo Vincenzo Zani, que esteve na UNISANTOS no ano passado.

A atualidade dos estudos de pesquisadores e dos textos de Dom Angelo Zani contribuem para novas reflexões sobre a educação na contemporaneidade. As produções do representante do Vaticano, que foram refletidas durante os encontros com docentes da UNISANTOS, agora estão disponíveis por meio de textos baseados em documentos publicados pelo Papa Francisco que, neste ano, conclama a população mundial para o evento “Pacto Educativo Global”, que será realizado, de forma virtual, entre 11 e 18 de outubro.

Contribuem para a discussão sobre a Educação Católica, o artigo “Do princípio de aprendizagem à cultura do encontro: rumo à curricularização da extensão na Universidade Católica de Santos”, do professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco; e a entrevista do chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, concedida à jornalista Guadalupe Corrêa Mota, doutoranda em Educação na UNISANTOS, e à professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

ARTIGOS – Na seção de artigos, estão: “Estética da existência e educação: algumas considerações sobre stultitia e sapientia no cenário escolar contemporâneo”, de Fernanda Antônia Barbosa da Mota; “Acesso ao ensino superior, xenofobia e racismo: fenótipos, estereótipos e pertencimento nacional”, de Roseli Fischmann; “Los procesos de aprendizaje de estudiantes de posgrados en educación en instituciones de Educación Superior Mexicanas”, de Verónica Ortiz Lefort; “Pedagogia e Práticas Pedagógicas interculturais”,  de Maria Amélia Santoro Franco; “A institucionalização de uma Universidade confessional e comunitária, (anos 1980)”, de Luís de Souza Cardoso; e “Era uma vez… um projeto de mudança de gestão em uma universidade confessional”, de Genira Rosa dos Santos. Também compõem a publicação a entrevista “Diálogo sobre Educação e Universidade”, concedida  pelo professor doutor António Teodoro, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT), a Roberto Araújo da Silva; e a resenha elaborada por Luiz Carlos Nunes de Santana sobre o livro “A cruel pedagogia do vírus”, de Boaventura de Sousa Santos, publicado em abril deste ano.

REVISTA – A Revista Eletrônica Pesquiseduca é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS, publicada desde 2009 pela Editora Universitária Leopoldianum. Organizada pelo professora doutora Irene Jeanete Lemos Gilberto, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação,  a publicação apresenta regularmente artigos inéditos com análises sobre a complexidade e as diferentes perspectivas de abordagem da pesquisa em Educação, especialmente nas temáticas de formação docente e nas análises circunstanciadas da dinâmica processual das instituições escolares.