PROTAGONISMO – Inovação e desenvolvimento de medicamentos durante a pandemia são debatidos na XI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Professora doutora Ana Marisa Chudzinski-Tavassi ministrou palestra de abertura

“Inovação e Desenvolvimento de novos medicamentos. O protagonismo do Instituto  Butantan em tempos de pandemia de Covid-19”. Esse foi o tema da conferência de abertura da XI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UNISANTOS, realizada, entre os dias 18 e 23 de outubro. O objetivo foi apresentar um pouco a produção de ciência em um momento em que o mundo aguardava respostas para o combate ao novo coronavírus.

Atuando diretamente em pesquisas, entre elas no desenvolvimento do soro anti-covid, a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan, a professora doutora Ana Marisa Chudzinski-Tavassi explicou sobre todo o processo de elaboração de produtos que acontecem no Instituto. A pesquisadora destacou que até chegar ao resultado final do produto, ele passa por quatro pilares que são: desenvolvimento de pesquisas básicas, inovações para o desenvolvimento, desenvolvimento cultural e bioindustrial. Segundo ela, todos esses projetos para serem aprovados precisam de soluções inovadoras e um ótimo trabalho em equipe.

De acordo com a doutora Ana Marisa,  para que um projeto receba financiamento ele precisa ser bom e inovador, assim como o soro anti-covid que mostrou para os investidores que ele pode ser capaz de ajudar nessa luta contra a doença. A palestrante também fez questão de ressaltar que o processo é longo, mas que durante as etapas é preciso respeitar cada equipe e unir forças para que tudo ocorra da melhor maneira. “O espírito de equipe é importantíssimo no desenvolvimento de projetos, e para que esse empreendimento científico dê certo precisamos correr atrás e descobrir algo sempre inovador”, concluiu.

A mediação  foi realizada pela diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Universidade (Ipeci), a professora doutora Adriana Florentino de Souza e o diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, o professor doutor Cleber Ferrão Corrêa.

Confira outras notícias da XI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UNISANTOS

> MEIO AMBIENTE – Planejamento para o combate do lixo no mar é tema de workshop durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

> WORKSHOP – Governança e produção de Lixo no mar são debatidos por pesquisadores em evento científico

> CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Encontro Nacional de Logística discute mobilidade urbana na cidade de Santos