WORKSHOP – Governança e produção de Lixo no mar são debatidos por pesquisadores em evento científico

Com o objetivo de debater o papel das instituições da sociedade civil e da população em geral no processo de governança e controle do lixo no mar foi realizado, no dia 20 de outubro, a mesa-redonda “Governança na prevenção e controle do lixo no mar”. O evento fez parte da programação do I Workshop de Prevenção e Controle do Lixo no Mar: Perspectivas na Gestão dos Recursos Hídricos na Baixada Santista, promovido pela  UNISANTOS.

Para debater sobre o tema o evento teve como palestrante o diretor adjunto técnico da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Márcio Aurélio Quedinho; o coordenador de Políticas Ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam), Marcus Fernandes; e o docente da UNISANTOS, o professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba.

Mestrando em Biotecnologia, Marcio Quedinho falou sobre o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista, que já se encontra na sua segunda fase de elaboração. Destacou ainda a preocupação com a temática da poluição e fez questão de convidar os estudantes que desejam participar deste processo.

Atuando na área ambiental há alguns anos, o jornalista Marcus Fernandes apresentou para os participantes um pouco mais dos projetos realizados pelo município de Santos, em relação à questão da governança e no combate ao lixo que é encontrado na região.

Docente da UNISANTOS e pesquisador do Instituto Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), o professor Marco Bumba comentou sobre a  poluição por plásticos convencionais e quais os problemas que ele pode ocasionar. Com investigações nessa área, ele ressaltou que ações vêm sendo realizadas para diminuir o efeito deste produto, destacando o trabalho desenvolvido pela UNISANTOS no desenvolvimento do bioplástico e dos biofilmes.

Do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em  Direito da instituição, o professor doutor Fernando Cardozo Fernandes Rei foi o responsável por mediar o evento que contou com a presença de docentes, estudantes e pesquisadores da Universidade.