

Missa em Ação de Graças e solenidade marcaram a posse da nova Reitoria da UNISANTOS, na sexta-feira (6). Sob a presidência do bispo diocesano de Santos, presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo e chanceler da UNISANTOS, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foram empossados o reitor, professor doutor Cléber Ferrão Corrêa, e os pró-reitores administrativo, de graduação, e de pastoral. Durante a cerimônia, coordenadores de curso e gestores administrativos também receberam portaria de nomeação.
Os pró-reitores que fazem parte dessa nova gestão (2026-2029), são: Mariangela Mendes Lomba Pinho (Administrativa), que seguirá no quinto mandato; Rita de Cássia Zaher Rosa Paul (Graduação); e padre Cláudio Scherer da Silva (Pastoral), que também cumprirá o quinto mandato.

Durante a homilia, Dom Joaquim Mol agradeceu a todos os presentes nos ambientes interno e externo da capela São José e destacou o complexo educacional São Leopoldo, que reúne a UNISANTOS e o Liceu Santista dentro de uma proposta formativa humanística e profissional que se inicia na educação infantil e vai até ao pós-doutorado. “É por isso que é preciso dizer, no contexto dessa Eucaristia, e proclamar em alta voz como uma boa notícia, de que aqui, de fato, é o lugar dos muitos e bons estudantes de toda a Baixada Santista. Para dizer que aqui a gente consegue desenvolver todo o processo de educação, com vistas à transformação do mundo para que ele seja mais parecido com o que Deus sonhou para todos nós”, enfatizou.

Com a presença marcante da comunidade acadêmica, e de autoridades civis, religiosas e acadêmicas, a solenidade, realizada no auditório e transmitida para outro espaço em razão do número de pessoas, foi marcada pelas mensagens que ressaltaram os valores da instituição, fundamentados na ética cristã, na solidariedade, na justiça, e no respeito aos direitos humanos. A história da UNISANTOS, que neste ano completa 75 anos de existência e 40 anos de reconhecimento, tornando-se a primeira universidade do litoral do Estado de São Paulo, também foi lembrada por meio do seu fundador, o bispo diocesano de Santos, Dom Idílio José Soares (1914-1969), e pelo primeiro reitor, o padre Waldemar Valle Martins (1926-2004).
“Assumir esta função não é apenas ocupar um cargo administrativo, é acolher uma missão confiada pela Igreja e pela sociedade. Missão que exige humildade, coragem, discernimento e, sobretudo, amor à educação e às pessoas que formam esta comunidade acadêmica”. Assim, o novo reitor Cléber Ferrão iniciou a sua fala sintetizando as responsabilidades que lhe são conferidas. Ao referir-se sobre o cenário atual de transformações globais, tecnológicas, socias, econômicas, culturais e ambientais, lembrou que é preciso agir com lucidez e esperança para enfrentar os desafios que marcam as universidades no Brasil e no mundo.



PESQUISA – Doutor em Ciências Biológicas e mestre em Agronomia, o professor Cléber Ferrão ressaltou a importância da pesquisa, qualificando-a como “um ato de responsabilidade com o futuro, em busca de respostas para os grandes desafios da humanidade. “Para a universidade católica, a pesquisa é inseparável da ética, da dignidade da pessoa humana e do compromisso com o bem comum. Ela deve estar sempre orientada para a promoção da vida, para o cuidado com a casa comum e para a superação das desigualdades sociais”, enfatizou.

O novo reitor disse ainda que a UNISANTOS é uma universidade que educa com rigor acadêmico, mas que esse princípio deve seguir com ternura, proximidade e responsabilidade social. “Este novo tempo que se inicia será guiado pelo diálogo, pela corresponsabilidade e pela confiança mútua.
Reafirmamos o compromisso com a qualidade acadêmica, com a valorização dos educadores, com a pesquisa e a inovação a serviço da vida e com uma extensão universitária profundamente enraizada na realidade da nossa região”, ressaltou.
DESPEDIDA – O professor mestre Marcos Medina Leite, que ocupou o cargo de reitor durante 16 anos consecutivos e foi pró-reitor administrativo por quatro anos, falou sobre a sua trajetória na UNISANTOS e o desafios durante a sua gestão. Lembrou da sua história na Igreja Católica, quando conheceu o bispo diocesano de Santos, Dom David Picão (1923-2009), e da sua presença enquanto chanceler da UNISANTOS (1986-2000). Emocionado, falou do seu compromisso com a educação, que seguirá adiante em sala de aula, no ofício da docência universitária. Ele fez a transmissão da Samarra Reitoral (túnica de cor branca) ao professor Cléber Ferrão, símbolo tradicional da autoridade acadêmica, que representa a responsabilidade confiada ao reitor de conduzir a Universidade com sabedoria, prudência e fidelidade à missão institucional e eclesial, em consonância com a Ex Corde Ecclesiae.
AUTORIDADES – Prestigiaram a cerimônia de posse, as seguintes autoridades: párocos, secretários municipais da Região Metropolitana de Santos, as vice-prefeitas de Santos e Cubatão, vereadores de Santos, representantes da Agência Metropolitana da Baixada Santista, da Associação Comercial de Santos, SENAC, OAB, além de reitores e dirigentes da Unisanta, Instituto Federal de São Paulo, UNIP, Mackenzie e Strong, entre outros.
CONHEÇA OS MEMBROS DA NOVA REITORIA

Cléber Ferrão Corrêa é graduado em Engenharia Agronômica, mestre em Agronomia e doutor Ciências Biológicas. É docente na UNISANTOS há 25 anos, atuando nos cursos de Arquitetura, Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia e Engenharias. Foi diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (Pibid). É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito.
Líder do grupo de pesquisa LABSUS (Laboratório de Sustentabilidade), que discute as políticas públicas ambientais, sua aplicabilidade e relação com o meio ambiente, sustentabilidade social e ambiental, teve atuação externa como coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento do Comitê de Bacias da Baixada Santista, membro CONDESB (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), e presidente do GERCO (Gerenciamento Costeiro) Baixada Santista.

Mariangela Mendes Lomba Pinho é graduada em Ciências Econômicas, mestre em Gestão de Negócios e doutora em Direito pela UNISANTOS. Tem MBA em Gestão Estratégica e cursos de aperfeiçoamento em Macroeconomia e Estatística. É docente da instituição desde 2002 e atuou nos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Gestão de Terminais Portuários. Atualmente, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito.
Desde 2010 ocupa o cargo de pró-reitora administrativa. Em 2025, tornou-se diretora-tesoureira da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da UNISANTOS e do Liceu Santista. Responsável pela Editora Universitária Leopoldianum, a professora Mariangela Pinho também é membro do conselho consultivo do REGIONS4, organização global que representa governos regionais em discussões sobre mudança climática, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Rita de Cássia Zaher Rosa Paul é graduada em Psicologia, especialista em Didática do Ensino Superior e mestre em Administração pela UNISANTOS. Docente da instituição desde 2008, ela atuou nos cursos de Administração, Direito e Psicologia, e foi coordenadora adjunta da Coordenadoria de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da UNISANTOS.
A professora Rita Zaher também coordenou o MBA em Gestão de Recursos Humanos da UNISANTOS, e integrava a equipe de docentes do Departamento Pedagógico, Psicológico e Social (DPS) da UNISANTOS. Com uma vasta experiência na área de Recursos Humanos, Rita Zaher é diretora executiva da empresa DPeople, consultoria especializada em gestão de pessoas.

Cláudio Scherer da Silva é graduado em Filosofia, Teologia, Jornalismo e Psicologia. Mestre em Educação, é docente da UNISANTOS desde 2009, ministrando as disciplinas Problemas do Homem Contemporâneo e Filosofia em diversos cursos. Atuou como secretário executivo da Pró-Reitoria de Pastoral da UNISANTOS e, em 2010, tornou-se pró-reitor de pastoral. Este será o seu quinto mandato consecutivo.
Padre Cláudio Scherer foi diretor da TV UNISANTOS, assessor diocesano para Pastoral Universitária da Diocese de Santos, representante diocesano na ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), assistente Eclesiástico da Comunidade Católica Pantokrator, ligado à Diocese de Santos (SP), e vigário e pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Atualmente está no Santuário São Judas Tadeu, em Santos.

















