MONU – Estudantes do ensino médio debatem sobre mudanças climáticas em simulação da ONU

Estudantes do ensino médio representaram 22 países na discussão sobre as mudanças climáticas em mais uma edição do Modelo das Nações Unidas

Procurar soluções e estabelecer diálogos para que os problemas relacionados às mudanças climáticas que vem afetando o mundo sejam solucionadas. Esse foi o objetivo da 10º edição do Modelo das Nações Unidas (MONU), realizada no dia 27 de novembro, de forma remota. Desenvolvido pelos estudantes da Escola Estadual Doutor Antônio Ablas Filho, a partir de uma parceria inédita entre a UNISANTOS, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e a Diretoria de Ensino Região de Santos, o evento também contou com a participação dos alunos das escolas públicas e privadas conveniadas com a Universidade.

PREPARAÇÃO – Os mais de 60 estudantes participantes simularam a reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. Orientados ao longo desse semestre pelos professores doutores Daniel Rei Coronato e Natália Noschese Fingermann, do curso de Relações Internacionais, e a professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente, do curso de História, eles participaram de uma série de dinâmicas e estudos de preparação para o evento, além de uma palestra, no dia 4 de novembro, com a subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo (ERESP) e idealizadora do Projeto Modelo das Nações Unidas no Ensino Médio (MONUEM), a embaixadora Irene Vida Gala.

Durante a simulação da COP26, os alunos representaram as seguintes delegações: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Índia, Israel, Itália, Japão, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia e Vietnã. Estudantes de Relações Internacionais, Lauriê Caroline Tenheri e Enzo Franciscatto foram, respectivamente, presidente e secretário geral do MONU.

Marcelo Assis
Lígia Akemi

EXPERIÊNCIA – Com interesse na área de Relações Internacionais, o estudante Marcelo Assis do Nascimento Filho, do Liceu Santista, comentou que a experiência no MONU foi extremamente proveitosa. Segundo ele, que representou a Índia, a iniciativa proporciona novos conhecimentos aos participantes e amplia a visão de mundo. “Essa experiência foi extremamente proveitosa, porque você incentiva os alunos a expandirem seus horizontes e a viverem experiências no meio universitário”, disse.

Da Escola Estadual Professor Leopoldo José de Sant’anna, Kauê da Silva Duarte, que representou os Estados Unidos (considerado com a melhor política externa), ressaltou que o fato do MONU ser oferecido pela UNISANTOS foi um dos fatores que influenciaram na sua participação. “Eu já sabia do conteúdo que seria abordado, e isso casou com esse período pré-vestibular, então não pensei duas vezes em participar. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver novas ideias e colocar todas em prática”, declarou o estudante.

Disposta a viver novas experiências, a estudante da Escola Estadual Martim Afonso, Julia Carvalho Souza, definiu a atividade como incrível. De acordo com a participante, o MONU contribuiu para o enfrentamento da sua timidez e principalmente fornecendo informações especiais sobre diferentes assuntos. “Não são todos os lugares que oferecem essa oportunidade como a UNISANTOS. Ter vivenciado isso foi incrível”, disse.

Diretora do ABLAS, Rosana Cristina
Kauê Duarte

Representando a França, Lígia Akemi Kushioyada, do Colégio Universitas, foi eleita a melhor oradora da simulação. Segundo ela, a iniciativa de participar da simulação aconteceu devido seu desejo de seguir uma carreira voltada à diplomacia, além da curiosidade de descobrir sobre o funcionamento das reuniões da Organização das Nações Unidas. “Ao longo do Programa eu aprendi diversas questões relacionadas aos debates e principalmente à defesa de argumentos”, destacou a estudante sobre os aprendizados adquiridos ao longo do Programa.

PROJETO – Diretora do ABLAS, Rosana Cristina Camargo de Jesus fez questão de parabenizar a Universidade por mais um ano de parceria e por proporcionar essa experiência aos estudantes do ensino médio. “É um prazer imenso fazer parte desse projeto tão grandioso, que faz os estudantes pensarem sobre temas importantes”, ressaltou.

O MONU integra o Programa de Educação Científica coordenado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS.