EXTENSÃO – Convênio com Escritório do Itamaraty para realização de Modelo das Nações Unidas no Ensino Médio

À esquerda, diretora Adriana Florentino, reitor Marcos Medina, embaixadora Irene Gala e a embaixadora Débora Salej

A UNISANTOS firmou parceria com o Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo (ERESP) e com a Diretoria de Ensino Região de Santos, órgão do Governo do Estado de São Paulo, no dia 19, como o objetivo de desenvolver o Projeto Modelo das Nações Unidas no Ensino Médio (MONUEM) em escolas do ensino médio da Região Metropolitana da Baixada Santista. A chefe do ERESP, embaixadora Débora Vainer Barenboim-Salej, recebeu o reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, para a assinatura e formalização do convênio, em São Paulo.

O acordo prevê o início das atividades no segundo semestre deste ano, na Escola Estadual Dr. Antonio Ablas Filho, em Santos, com docentes e estudantes do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS, ministrando aulas com base em Modelo das Nações Unidas (Monu) e coordenando o simulado ao final do programa. Dessa maneira, os estudantes da rede pública terão a oportunidade de uma nova experiência e obterão conhecimentos básicos sobre o sistema internacional e o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como sobre as relações diplomáticas entre estados-membros, além de refletir sobre a complexidade de temas de uma agenda internacional.

Dirigente e docentes da UNISANTOS e as embaixadoras durante a formalização do convênio

EXPANSÃO DO PROJETO – A embaixadora Débora Salej agradeceu a confiança e a dedicação de docentes da UNISANTOS e ressaltou o aspecto transformador do projeto. “O MONUEM é um divisor de águas para muitos jovens. Eles saem com outra consciência ao final e levam isso para o seu núcleo familiar”, comentou. A diplomata ainda salientou a importância do acordo com a Universidade para a expansão do projeto para a Baixada Santista. “Essa é uma parceria que permite a aproximação do Itamaraty com a sociedade civil. Só podemos agradecer”, concluiu.

Coordenador do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS, o professor doutor Fabiano Lourenço de Menezes salientou a importância do convênio para os estudantes do curso e principalmente para alunos do ensino médio da região. “Essa parceria mostra para os alunos do ensino médio a importância de ter conhecimento do cenário internacional nesse mundo onde a fronteira do interno e externo está completamente eliminada. Já atuamos com essa experiência no ensino médio, mas ter esse órgão chancelando soma de uma forma muito grande”, definiu.

ASSINATURA – Também participaram da cerimônia de formalização do convênio a embaixadora Irene Vida Gala, que é a idealizadora do MONUEM; a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas  (Ipeci) da UNISANTOS, a professora doutora Adriana Florentino de Souza; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde da UNISANTOS, professora mestre Flávia Henriques; o coordenador do curso de Relações Internacionais, professor doutor Fabiano Lourenço de Menezes; e os professores doutores Daniel Rei Coronato e Natália Noschese Fingermann, docentes do curso de Relações Internacionais que coordenam o Modelo das Nações Unidas (Monu) na UNISANTOS.