

Para comemorar os 50 anos de criação do curso de Ciências Contábeis, a UNISANTOS homenageou, no último dia 22, os professores José de Oliveira Silva e José Roberto Raposo Medeiros Filho, com a entrega do “Brasão do Mérito Acadêmico”. O evento, que reuniu autoridades da área, docentes, discentes e egressos, foi marcado pela emoção e lembranças da trajetória profissional dos laureados.
Há 54 anos na instituição, o professor José de Oliveira lembrou de toda dedicação enquanto docente e gestor. Ele foi diretor da então Faculdade de Ciências Econômicas de Santos e do Centro de Ciência Jurídicas e Sociais Aplicadas. Mestre em Educação, foi um dos idealizadores do Programa de Iniciação à Vida Acadêmica, do curso de Gestão de Terminais Portuários, do serviço gratuito à comunidade para elaboração do Imposto de Renda e da Feira de Recrutamento de Alunos (Fera), atual Feira de Carreiras e Inovação.
“Então, hoje a gente vê que muitas atividades que foram idealizadas continuam. Claro que o mundo mudou, mas elas continuam, não morreram. É isso que importa, mesmo que tenha trocado o nome ou coisa parecida, a gente olha e a essência está ali”, disse o professor que é graduado em Ciências e Matemática. “Não me aposentei de vez por causa da sala de aula e dos amigos que a gente encontra aqui. Isso me move muito”.

PRATA DA CASA – Graduado pela UNISANTOS em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, o professor José Raposo Filho tem especialização em Gestão Empresarial e de Negócios e é mestre em Ciências Contábeis e Atuariais.
Docente da UNISANTOS há 30 anos, Raposo estava emocionado com a homenagem e disse que ingressou na Universidade para substituir um docente e se apaixonou pela sala de aula. “É aquilo que a gente fala que o ‘bichinho’ pega. Aí foi evoluindo, veio o mestrado e depois mais e mais aulas. Isso é um privilégio. Essa é uma universidade bem estruturada e com colegas muito bem preparados”, destacou.
Raposo lembrou quando era estudante e sentava nas últimas carteiras para ter uma ampla visão da sala. Quando se tornou professor, pôde ter uma outra visão do espaço. “Você tá na frente dos estudantes, mas consegue observar tudo o que acontece, acaba tendo uma percepção mais aguçada. Toda essa dinâmica do dia a dia é muito boa. Em sala de aula são sempre muitas emoções”, disse.
Participaram da mesa, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, Flávia Henriques; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, o professor mestre Antonio Alvarez Monteiro; o vereador de Santos, Cacá Teixeira (PSDB); o auditor fiscal da Receita Federal em Santos, Renato César Leite; e o representante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo em Santos, Luciano da Silva Oliveira.

















