INCLUSÃO – Projeto de Capacitação em Alimentos e Bebidas, PetroChef irá beneficiar 1.400 pessoas. Vencedor de edital da Petrobras, tem investimentos de R$ 9 milhões

Laboratórios de Gastronomia e Nutrição contam com novos e modernos equipamentos para a qualificação de jovens e adultos

Mais de 1.400 jovens e adultos serão beneficiados pelo PetroChef – Projeto de Capacitação em Alimentos e Bebidas. Na quarta-feira (10), a UNISANTOS fez a entrega dos laboratórios de Gastronomia e Nutrição, de Análise Sensorial, de Bebidas e Coquetelaria, e de Serviços de Salão, que serão utilizados para essa formação nas áreas de alimentos e bebidas. Além da gratuidade dos cursos oferecidos ao longo de três anos, os contemplados receberão um auxílio financeiro. O projeto da UNISANTOS, que tem um aporte de R$ 9 milhões, foi um dos 34 selecionados no Brasil, entre 357 propostas que participaram do edital do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Laboratórios passam a ser referência na região

O PetroChef é voltado para pessoas de 18 a 59 anos, prioritariamente mulheres e negros dos bairros do Valongo, Centro, Saboó, Morro da Penha, Morro São Bento e Morro do Pacheco, em Santos. Do próximo dia 15 e até o dia 2 de dezembro de 2027 serão formadas  mais de 60 turmas nos seguintes cursos:  “Qualificação em Serviços de Alimentos e Bebidas”; “Formação de Ajudante de Cozinha”; “Formação de Cozinheiro Profissional”; “Formação de Cozinheiro para Coletividade”; “Capacitação em Higiene e Manipulação de Alimentos para Ambulantes”; e “Aceleradora de Empreendedorismo em Alimentos e Bebidas”.

 

Laboratórios de Serviços de Salão e  de Bebidas e Coquetelaria

INFRAESTRUTURA – Todas as aulas irão ocorrer em Santos, no Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS, na Vila Mathias; no restaurante-escola “Estação Bistrô”, no Valongo; e na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Saboó. Os equipamentos passaram por reforma e foram ampliados, novos espaços foram construídos e houve aquisição de equipamentos modernos e de alta tecnologia.

 

Durante a formação, a UNISANTOS irá disponibilizar aos participantes o acesso gratuito às clínicas de Psicologia, oferecendo suporte emocional, desenvolvimento de habilidades de enfrentamento, aumento da autoconsciência, e melhoria na comunicação e nos relacionamentos. Os laboratórios de informática da instituição também serão disponibilizados, principalmente para aqueles que não possuem acesso a equipamentos tecnológicos. Isso irá facilitar para o acompanhamento de materiais didáticos digitais e para a realização de pesquisas.

 

Representantes da UNISANTOS, Petrobras e Prefeitura de Santos durante cerimônia de apresentação do PetroChef

IMPACTO – Durante a solenidade de apresentação do projeto e entrega dos novos espaços, representantes da UNISANTOS, da Petrobras, da Prefeitura de Santos e da Câmara Municipal de Santos ressaltaram a importância do projeto e o seu impacto para o desenvolvimento social e econômico.

Para o reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite, o Petrochef é um sonho que está se realizando e que irá promover a inclusão de pessoas que moram em áreas menos favorecidas. “Trabalhamos com afinco. Tínhamos uma parceria histórica [restaurante-escola “Estação Bistrô”] e fizemos uma nova [Petrobras]”, disse.

Emocionada, a coordenadora do PetroChef, a professora doutora Michele Leiko Uemura disse que o projeto representa muito mais do que apenas gerar empregos, pois significa uma mudança de vida. “O Petrochef é nosso, é da Universidade e de cada um que fez isso ser possível.”

 

Marcos Medina
Michele Uemura
Anderson Santana

Gestor operacional do Petrochef, o professor mestre Anderson Santana considera a iniciativa como única. “Eles [estudantes] irão atuar em áreas como cozinha de coletividade, qualificação de bebidas e comidas para ambulantes. A ideia não é só formar, mas proporcionar novas oportunidades de trabalho no decorrer da jornada”, ressaltou.

 

Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, a professora mestre Flávia Henriques falou sobre a importância social do projeto, destacando a ajuda financeira que os estudantes terão, além da gratuidade dos cursos. Ela lembrou dos investimentos em novos espaços e equipamentos de ponta.

 

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Fábio Passarelli

“A Petrobras tem o compromisso de continuar produzindo a energia que o Brasil precisa, sem esquecer e deixar de lado o nosso compromisso social. Por isso, quero mais uma vez parabenizar vocês pelo projeto. É um orgulho para a gente poder patrocinar e ratificar que acredita no poder transformacional da educação, principalmente em transformar vidas para melhor”, ressaltou o representante da Petrobras, o engenheiro Fábio Menezes Passarelli, que participou da solenidade de entrega dos novos espaços.

 

 

Thiago Papa

Secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa falou sobre a parceria da Prefeitura de Santos com a UNISANTOS na implantação do restaurante-escola “Estação Bistrô”, em 2012, destacando que a iniciativa do PetroChef é mais um trabalho da instituição em prol da inclusão social. “Estou muito honrado de estar aqui vivendo esse momento histórico. Quero parabenizar todos os envolvidos. Contém conosco, pois este projeto é um estímulo muito grande para nós continuarmos trabalhando”, disse.

 

Audrey Kleys

Vice-prefeita e secretária de Educação de Santos, Audrey Kleys disse que o PetroChef será um sucesso e referência para o País. Também ressaltou a qualidade de ensino na UNISANTOS e a importância para preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. “Essa parceria entre a Petrobras e a Universidade Católica de Santos demonstra a qualidade do ensino e vai ser traduzida na qualificação profissional que vamos gerar no mercado de trabalho, que é quem mais sente falta dessa mão de obra.”

 

Renata Bravo

Vereadora de Santos, Renata Bravo destacou o aspecto transformador do PetroChef, por meio de uma formação e, consequentemente, de uma oportunidade de trabalho que transformam vidas. “A aplicação direta do projeto vai atender o munícipe e principalmente as famílias de maior vulnerabilidade na Cidade. Essas vagas vão impactar 1 mil e 400 casas, reverberando em quase 5 mil pessoas impactadas com essa ação”, disse.

 

 

 

“ESPERO QUE COM ESSA OPORTUNIDADE EU INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO”

Ihasmin Adolfo dos Santos é a primeira contemplada

        A divulgação sobre as inscrições para o PetroChef teve início por meio do compartilhamento de mensagens entre amigos e parceiros da UNISANTOS. Em três dias, mais de 300 pessoas se inscreveram para os primeiros cursos. A partir dos critérios de seleção, Ihasmin Adolfo dos Santos, de 29 anos, foi a primeira contemplada com uma vaga no curso “Qualificação em Serviços de Alimentos e Bebidas”, que tem duração de seis meses. “Eu estava desempregada. O curso é uma oportunidade de trabalho e de ganhar conhecimento”, disse a jovem.

 

Segundo Ihasmin, o gosto pela gastronomia se deu muito cedo, enquanto ajudava a mãe a preparar bolos para vender. Com o objetivo de seguir na área, ela quer atuar embarcada em navios de cruzeiros, pois deseja conhecer outros lugares, culturas e novas culinárias. Sobre a gratuidade do curso e o auxílio financeiro, ela destacou: “Esse auxílio que o curso proporciona também é uma maneira de incentivar a gente, mas eu acho que mais importante que o dinheiro é o conhecimento que vou estar tendo, o aprendizado de estar ali todos os dias focada em aprender e cozinhar.”

 

Para informações e inscrições no PetroChef, clique AQUI.

 

GALERIA 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carrinhos que serão utilizados para o curso de “Capacitação em Higiene e Manipulação de Alimentos para Ambulantes”

 

 

 

 

 

 

 

 

No período da manhã, no dia 10, a UNISANTOS promoveu uma coletiva de imprensa para anunciar o PetroChef

 

Crédito/Fotos: João Jardim e Zeca Meira

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!