
“Quem domina a química, transforma o mundo com as próprias mãos”, disse o professor Fernando José Vilela, doutor em Química, durante a aula inaugural do curso de Química Tecnológica, no último dia 10. Com o tema “Química da Transformação: Educação, Conhecimento e Futuro”, ele destacou o conhecimento como base para a transformação, deu dicas aos estudantes e ressaltou o papel da química tecnológica nos grandes desafios globais.
Ao abordar a educação, usou o próprio exemplo de vida, contando como ela transformou a sua vida, citando que o conhecimento é a forma mais silenciosa e mais poderosa de mudança. Falou, ainda, de pesquisas que apontam que o estudo possibilita o crescimento, em até 10%, na renda de uma pessoa ao longo da vida, além do aumento na expectativa de vida. “Quanto mais educação, menos violência e desigualdade”, disse.
Diretor técnico da Campo Análises, centro de tecnologia agrícola e ambiental, ele explicou o papel da química tecnológica nos grandes desafios mundiais, como na transição para processos mais limpos e eficientes, na redução de emissões industriais, no tratamento e reaproveitamento de resíduos perigosos, no controle analítico de portos e fronteiras, e na sustentabilidade em processos petroquímicos.
Para os estudantes, deixou a seguinte mensagem: “estude de verdade, seja curioso; pergunte o porquê das coisas; teste, experimente e ouse; estude com livros; participe de congresso; e aprenda inglês”.