FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS: Campanha da Fraternidade 2019 foi lançada na quarta-feira (6)

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a Campanha da Fraternidade 2019 foi lançada oficialmente na quarta-feira (6). A Diocese de Santos realizou a missa de abertura da Campanha, que também marcou o início do período da Quaresma, na Catedral Nossa Senhora do Rosário (Praça José Bonifácio, S/N), às 9 horas. A cerimônia foi celebrada pelo bispo diocesano de Santos e chanceler da UNISANTOS, Dom Tarcísio Scaramussa.

 

O texto-base da Campanha, formulado pela Comissão Nacional da CF com a participação de vários especialistas e pesquisadores, além da consulta a lideranças de movimentos e entidades sociais, busca despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal. O texto-base contextualiza o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas. A participação da sociedade no controle social das Políticas Públicas é outro tema de destaque.

 

DOM TARCÍSIO – Chanceler da UNISANTOS e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade e do Liceu Santista, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa destaca, em texto publicado na edição de fevereiro do Jornal Presença Diocesana, que na inspiração evangélica e na linha da doutrina social da Igreja, o tema escolhido “mostra que a promoção da justiça e do bem comum são expressões da fraternidade para todos, sem a qual não podemos ser autênticos discípulos de Jesus”. Para conferir a mensagem completa de Dom Tarcísio, acesse a edição digital do Jornal Presença Diocesana AQUI.

 

Dom Tarcísio Scaramussa também deixou uma mensagem, em vídeo, falando sobre o tempo da Quaresma e com uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2019. A publicação está na FanPage da Diocese de Santos. Acesse AQUI.

 

ANEC BAIXADA SANTISTA – Pelo terceiro ano consecutivo, propondo o debate sobre o tema da CF, a UNISANTOS organizou, no último dia 2, o Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade – CF 2019. O evento contou com a participação de mais de 150 docentes das escolas católicas da Região Metropolitana da Baixada Santista, que compõem a ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) da Baixada Santista. Foram discutidas as políticas públicas e a sua importância, considerando aspectos relacionados à saúde, educação, habitação, cultura, assistência social, entre outros. O Encontro contou com mesa-redonda, oficinas em grupos, discussão e elaboração de propostas para ações nas escolas, além de Celebração Eucarística na Capela São José.

 

PROGRAMAÇÃO – Durante a Quaresma, período no qual a Campanha da Fraternidade se realizará mais intensamente, a UNISANTOS preparou uma programação especial, com 14 encontros, entre os dias 7 de março e 10 de abril. Eles abordarão questões relacionadas a políticas públicas sob diferentes aspectos. “Políticas Públicas para a Mulher”, “Fraternidade, Políticas Públicas e Meio Ambiente”, “Políticas Públicas para o Idoso”, “Segurança alimentar e nutricional: reflexão do atual cenário e propostas para o futuro plano” e “A Defesa do SUS como Ato de Fraternidade” são alguns dos temas que constam na programação. Para fazer a inscrição, conferir a relação completa de atividades e as datas, clique AQUI.

Atendimento via chat
Atendimento via chat