FORMAÇÃO – Parceria com o Instituto Querô irá contribuir para a produção de filmes no Centro de Tecnologia e Inovação em Artes, Design e Audiovisual da UNISANTOS

Estudantes de Cinema e corpo técnico do Instituto Querô participaram do evento

A UNISANTOS e o Instituto Querô assinaram termo de parceria, nesta terça-feira (7), para realização das oficinas de capacitação e de formação em audiovisual. Com isso, a infraestrutura da Universidade irá contribuir para a produção de filmes, sendo que neste ano serão três documentários e uma ficção. A iniciativa está ligada ao Centro de Tecnologia e Inovação em Artes, Design e Audiovisual, inaugurado no dia 12 de março.

Tammy Weiss e o reitor Marcos Medina exibem o termo de parceria

Coordenadora institucional do Querô, Tammy Weiss falou da satisfação do programa retornar para os espaços da UNISANTOS, pois o início, há 18 anos, ocorreu na Universidade. “É uma alegria a gente voltar para a nossa primeira casa. A UNISANTOS foi o primeiro lar do Querô. Todas as atividades aconteciam aqui. Foi bem emocionante a gente ver esse espaço novo, esse investimento na área de comunicação, na economia criativa, que é um setor que cresce cada vez mais”, destacou.

No início o Querô oferecia apenas as oficinas de formação e capacitação em cinema. “Hoje, são vários projetos dentro da instituição. Um exemplo é o programa de acesso ao mundo do trabalho, onde a gente desenvolve muito conteúdo autoral. Ao longo do ano a gente produz cerca de 29 filmes. O processo formativo é muito grande porque a gente atende as escolas públicas e produz conteúdo para elas”, explicou Tammy.  A formação atual envolve direção, fotografia, edição, som, produção de arte, produção de locação, direção de produção e assistência de direção.

Thaianne Spinassi
Larissa Santana

Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite falou da alegria em estar recebendo novamente o Querô e destacou que a preparação do Centro de Tecnologia também foi pensada para receber as oficinas. Durante a assinatura do termo de parceria, ele pediu para que a equipe técnica das oficinas se apresentasse e também apresentou docentes, administrativos e dirigentes da instituição.

ALEGRIA – Coordenadora de projetos do Querô, Thaianne Leandra Spinassi teve a formação por meio das oficinas do projeto social, em 2011. Ela lembrou que naquele período o local era a UNISANTOS. “Para mim está sendo um momento nostálgico reviver alguns espaços aqui. Estamos com uma expectativa muito grande. Estou muito feliz com essa parceria. A UNISANTOS sempre foi um lugar aberto para o Querô. Retornar com essa infraestrutura vai ser muito bacana para os jovens”, ressaltou.

Estudante do 3º semestre do curso de Cinema da UNISANTOS, Larissa Costa Vieira de Santana estava feliz pelo retorno das oficinas na Universidade, afinal ela também passou pela formação do Querô. “Estou muito feliz porque o Querô foi minha primeira casa e agora, aqui, é a minha segunda casa. Então, essa união já faz parte da minha vida”, disse.