INAUGURAÇÃO – Centro de Tecnologia e Inovação em Artes, Design e Audiovisual da UNISANTOS fomenta a arte e a cultura, com foco na produção audiovisual

Centro de Tecnologia possui estúdios de TV, Rádio, Fotografia, Podcast e Videocast em uma área de 1 mil metros quadrados

Com a presença de autoridades, como empresários da área da comunicação, movimentos culturais, políticos e acadêmicos, a UNISANTOS inaugurou, ontem (12), o Centro de Tecnologia e Inovação em Artes, Design e Audiovisual. Os novos espaços reúnem estúdios de TV, Rádio, Fotografia, Podcast e Videocast, além de ilhas de animação, montagem e finalização de audiovisual. As atividades tiveram início na segunda-feira, com a turma de segundo ano das oficinas do Instituto Querô, escola sociocultural de audiovisual.

Mais de 100 pessoas prestigiaram a solenidade de inauguração

O Centro de Tecnologia tem o objetivo de fomentar a arte e a cultura, com foco na produção audiovisual. Nele, serão desenvolvidos projetos comunitários, educacionais e mercadológicos, por meio de parcerias com empresas públicas e privadas de comunicação, mídia, entretenimento, promoção da cultura, da diversidade e de negócios que compõem a Economia Criativa.

O espaço permite às empresas gerarem cases de incentivo à educação, bem como promover o desenvolvimento de todo ecossistema da produção cultural, gráfica e audiovisual da Região Metropolitana da Baixada Santista. As ações envolverão docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo.

INAUGURAÇÃO – Durante a solenidade de inauguração, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite disse que o Centro de Tecnologia e Inovação é mais um passo para fomentar o segmento audiovisual. “Garantir que a Universidade, na sua trajetória, possa contribuir com o desenvolvimento da sociedade onde está inserida é a sua missão primordial”, destacou.

Estudantes interagiram com personagens durante a entrega dos espaços
Autoridades, docentes e estudantes conheceram todas as instalações

Presidente da Câmara Municipal de Santos, Cacá Teixeira ressaltou que o novo centro é uma realização e um sonho para qualquer aluno, uma parceria muito importante, “que faz crescer a Universidade e cidade de Santos. A Câmara Municipal está à disposição e de portas abertas para a busca e desenvolvimento de novos projetos”.

Representando o prefeito de Santos, o secretário de Governo, Fábio Ferraz, destacou que o Centro de Tecnologia irá contribuir com o desenvolvimento da cidade e da região, no segmento do audiovisual. “Os cursos da UNISANTOS, por meio desse espaço, vão fortalecer, e muito, essa vocação natural da nossa região”, ressaltou.

Ceo da Wordcom Brasil, André Ursini disse que o Centro de Tecnologia é mais um passo importante da UNISANTOS para promover a integração com as agências de comunicação, por meio de projetos, e possibilitar ao estudante a experiência no mercado de trabalho.  Diretor artístico da Rádio Boa Nova FM, Jorge da Paz Silva Júnior ressaltou os 8 anos de parceria com a UNISANTOS, que veicula na emissora os programas “Mesa Redonda”, “Toque de Prima” e Urbanidades. Parabenizou a universidade e expressou o desejo de que a parceria seja duradoura e com bons frutos.

Representando o Santos Film Fest, Paula Azenha comentou sobre a importância do movimento da UNISANTOS de valorizar a arte e a cultura da região. Empresário e dono do Cine Roxy, Toninho Campos agradeceu pela instituição abraçar o Roxy em vários momentos e falou sobre a união da população em fazer o cinema continuar de pé. Secretário de Turismo de Cubatão, Fabrício Lopes falou sobre a relevância da região para os turistas e a importância de promover a arte e a cultura como mais um atrativo.

Estúdio de Rádio e Videocast
Estúdio de Fotografia

Coordenadora do Instituto Querô, Tammy Welss falou da satisfação em estar retornando a parceria com a UNISANTOS, pois as oficinas Querô iniciaram há 20 anos, no Campus Dom Idílio José Soares. Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, ela disse que os novos espaços irão contribuir muito para o desenvolvimento de novos projetos em parceria com a instituição.

Estúdio de TV 1

Gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna, a Arminda Augusto, egressa do curso de Jornalismo da UNISANTOS, disse que o Centro de Tecnologia é mais uma etapa no fortalecimento da formação integral do estudante, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Ressaltou, ainda, a importância das parcerias estabelecidas, principalmente em relação aos projetos comunitários.

Diretor-executivo da TV Thathi Band Litoral, Marcos Bianchi, ressaltou a parceria com a UNISANTOS e disse que o Centro de Tecnologia é um grande passo para fomentar ainda mais a inovação.

Entre dezenas de autoridades presentes, também participou da inauguração o diretor escritório de Empreendedorismo e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Santos, André Falchi Bueno.

CENTROS DE TECNOLOGIA – Os Centros de Tecnologia e Inovação da UNISANTOS são iniciativas transversais às estruturas acadêmicas da Universidade, que articulam e mobilizam atividades nos campos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, em diálogo propositivo com as principais vocações para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Região Metropolitana da Baixada Santista. Há um ano a instituição inaugurou o  Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição. Para conhecer os projetos dos centros, clique AQUI.