
A UNISANTOS recebeu, no dia 27 de janeiro, a 23ª turma do curso de qualificação em serviços e alimentos e bebidas, do restaurante-escola “Estação Bistrô”, projeto de extensão desenvolvido pela instituição em parceria com a Prefeitura de Santos. Nesta primeira etapa, os estudantes têm aulas teóricas com professores, mestres e doutores, em salas de aula e laboratórios no Campus Dom Idílio José Soares.
O currículo atual para formação teórica é composto pelas seguintes disciplinas: Educação Financeira, Empreendedorismo, Fundamentos de Confeitaria e Panificação, Habilidades Básicas na Cozinha, Hospitalidade e Serviços de Salão, Metodologia Atual e Controle Higiênico Sanitário, Bebidas e Degustação, Preparação para a Vida Pessoal e Profissional, e Práticas de Cozinha Quente e Fria.

Selecionados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Santos, eles permanecerão durante seis meses realizando atividades nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar do restaurante-escola, que já formou mais de 500 jovens. A qualificação que ocorre nesse período tem despertado a atenção, cada vez mais, de bares, restaurantes e hotéis da região, por isso há uma alta taxa de empregabilidade após o curso.
EXPECTATIVAS – Dandara Rayssa Dias, de 18 anos, moradora do Morro do Tetéu, estava à procura de um emprego e ficou sabendo do curso por meio do CRAS. Ao conhecer o programa, decidiu ingressar. Nas primeiras aulas, percebeu que este pode ser um bom caminho para a vida profissional. “Gostei muito desse início. Pretendo não faltar. Tá valendo a pena”, disse.



Morador do bairro do Saboó, Pedro Everaldo dos Santos Silva, de 21 anos, é estudante do 3º ano do Ensino Médio. Para ele, o restaurante-escola é uma excelente oportunidade para buscar uma qualificação profissional. Está gostando das aulas e disse que ficou impressionado com a infraestrutura da UNISANTOS. “Gostei muito dos espaços daqui. Este curso é uma ótima oportunidade para as pessoas de baixa renda”, ressaltou.
“Estou gostando desse início das aulas. A área da Gastronomia é ampla. Creio que esse curso irá abrir portas para o mercado de trabalho”, disse Bruna Teixeira da Silva, de 29 anos. Moradora do bairro da Caneleira, ela já trabalhou em pizzaria e no atendimento ao público na área de alimentos.

RESTAURANTE-ESCOLA – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.
Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço. O “Estação Bistrô” funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, no Valongo, em Santos.