EXTENSÃO – UNISANTOS e Ministério Público do Estado de São Paulo estabelecem novo convênio de cooperação para o desenvolvimento da Promotoria Comunitária de Santos

Termo de cooperação foi firmado de forma remota

A UNISANTOS e o Ministério Público do Estado de São Paulo estabeleceram, na segunda-feira (25), um novo termo de cooperação para o desenvolvimento do projeto “Promotoria Comunitária” de Santos. O convênio renova a parceria entre as instituições que implementaram em 2015 o serviço que busca construir, por meio do diálogo, políticas públicas que possam trazer segurança pública e outros direitos sociais para a população.

Procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubo destacou a importância do termo de cooperação com a UNISANTOS no trabalho que é parte do modelo de atuação do MP junto à sociedade, na garantia dos direitos sociais para a população. “Para que a gente possa estar cada vez mais próximo da população é necessário a universidade, a câmara de vereadores, a prefeitura e as organizações sociais. É preciso que a Promotoria Comunitária conte com o apoio técnico de uma Universidade do nível da UNISANTOS, que possa nos trazer subsídio para que possamos efetivamente cumprir com o objetivo maior, que é a construção da cidadania e a consagração de uma sociedade livre, justa e solidária”, ressaltou.

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA – Para o reitor, o professor mestre Marcos Medina Leite, o novo convênio é motivo de muita alegria e compromisso que vai ao encontro da missão de uma universidade comunitária como a UNISANTOS. Ele agradeceu a oportunidade e a disposição do MP em desenvolver cada vez mais a Promotoria Comunitária no âmbito do Estado de São Paulo. “Nos sentimos privilegiados em fazer parte dessa caminhada, de ter a parceria do Ministério Público. Para uma universidade comunitária como a nossa, que está em permanente diálogo com a sociedade na busca de soluções dialogadas, por meio da conciliação, da mediação, do entendimento, é uma oportunidade que nos estimula a seguir a nossa trajetória”, destacou.

Instalação da Promotoria Comunitária em 2015

A assinatura do convênio foi realizada de forma virtual e contou com a presença do promotor de justiça de Santos, Carlos Alberto Carmello Júnior, docente da UNISANTOS, da promotora Camila Moura e Silva, assessora do Centro de Apoio Operacional Cível, e dos promotores aposentados Roberto Almeida, diretor da Associação Paulista do Ministério Público, e Ivan da Silva, docente da UNISANTOS.

PROMOTORIA – A primeira parceria entre o MP e a UNISANTOS para instalação da Promotoria Comunitária de Santos, a primeira da região, foi estabelecida em 2015. Durante esse período foram muitos diálogos nas plenárias que ocorreram na Faculdade de Direito e muitas conquistas para a população. Uma das mais significativas foi a entrega da UME Luiz Gonzaga Alca de Sant’Anna, no dia 30 de janeiro de 2019, no Jardim Piratininga, em Santos. O equipamento foi entregue à comunidade graças à solicitação encaminhada pela entidade à Prefeitura Municipal de Santos.