EXTENSÃO – Promotoria Comunitária de Santos contribuiu para viabilizar construção de escola no Jardim Piratininga

Escola irá atender 112 crianças de 0 a 5 anos

Completando 4 anos de existência, a Promotoria de Justiça Comunitária, parceria entre a UNISANTOS e o Ministério Público do Estado de São Paulo, colheu mais um fruto do trabalho voltado para a resolução de questões sociais e na formulação de políticas públicas. A conquista mais recente foi a entrega da UME Luiz Gonzaga Alca de Sant’Anna, no dia 30 de janeiro deste ano, no Jardim Piratininga, em Santos. O equipamento foi entregue à comunidade graças à solicitação encaminhada pela entidade à Prefeitura Municipal de Santos.

A demanda surgiu em 2017, durante reunião plenária na Faculdade de Direito. Em busca de benfeitorias públicas, com foco na educação e na garantia de um espaço para que os filhos pudessem permanecer enquanto as mães trabalham, moradores da Vila dos Criadores e Jardim Piratininga solicitaram o apoio e encaminhamento da reivindicação pela Promotoria Comunitária.

Infraestrutura diferenciada conta com playground

A escola-creche irá beneficiar 112 crianças, de 0 a 5 anos. Segundo a prefeitura, ela possui salas de aula, salas multiuso e para atendimento à educação especial, além de sala para professores, berçário, refeitório, pátio coberto e descoberto, playground e solário.

Representante da UNISANTOS na Promotoria, o professor mestre Ivan da Silva comenta que a procura dos moradores ocorreu porque uma sentença judicial não permitia nenhum tipo de intervenção no local em que foi construída a nova escola.  “A partir dessa queixa, nós enviamos o pedido para Prefeitura e depois de dois anos ela entendeu que essa demanda deveria ser realizada”, explica o docente do curso de Direito.

Plenária no último dia 27 de fevereiro

PROMOTORIA-  Contando com a participação efetiva de órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal de Santos, e de diferentes comunidades, a Promotoria tem como objetivo principal promover o exercício do diálogo para a resolução de conflitos entre a população de Santos e as entidades públicas ligadas às áreas da educação, habitação, transporte, saúde, obras etc. Coordenada pelo promotor, o professor mestre Carlos Alberto Carmello, os encontros da entidade acontecem toda última quinta-feira de cada mês, a partir das 18 horas, no auditório da Faculdade de Direito, no Campus Boqueirão (Avenida Conselheiro Nébias, 589).