EXTENSÃO – Estudantes de Nutrição criam jogos educativos sobre hábitos alimentares para crianças do Núcleo Educacional Ancilla Domini, de Santos

“Quem sou eu?” despertou a…
…atenção das crianças

Para apresentar alimentos saudáveis e a sua importância para o desenvolvimento humano, estudantes do 8º semestre do curso de Nutrição criaram jogos educativos voltados a 34 crianças, de 6 a 8 anos, do Núcleo Educacional Ancilla Domini, no bairro do Embaré, em Santos. A iniciativa integra a atividade curricular de extensão desenvolvida por meio do Ambulatório de Nutrição da UNISANTOS.

A versão do jogo do “Bingo” apresentava doze alimentos saudáveis e não saudáveis. Por meio de perguntas, as crianças que acertavam tinham que marcar na cartela. Quem preenchesse todos os campos primeiro era o campeão. “Quem sou eu?” apresentava um cartão, com a imagem de um alimento, que ficava na testa de um dos participantes. Os demais respondiam ao questionamento de quem estava com a cartão, que precisava adivinhar. Outro jogo foi o “Caça ao Tesouro” que instigou as crianças a procurar imagens e dicas de alimentos pelos corredores do Campus Dom Idílio José Soares.

 

Estudantes e docentes de Gastronomia prepararam um lanche  especial, servido no novo laboratório do curso
Diretora Denise Olímpio elogiou a iniciativa

IMPORTÂNCIA -Orientadora das estudantes, a professora doutora Tássia do Vale Cardoso Lopes disse que o projeto surgiu por conta da observação, no semestre passado, na própria escola, dos hábitos alimentares das crianças. “Percebemos na escola que elas não comiam as verduras e legumes, mas somente o feijão, o arroz e a carne. Por isso, decidimos orientar de forma lúdica sobre a importância de comer frutas e legumes”, explicou.

Diretora do Núcleo Ancilla Domini, Denise Olímpio da Silva ressaltou que o projeto é muito relevante.  “Quando é explicada a importância de uma boa alimentação é mais fácil para eles aderirem. Tem uma criança na creche que participou da ação no primeiro semestre e me disse que não pode beber refrigerante todo dia porque a tia [nutricionista da UNISANTOS] falou que é importante beber água e comer de forma saudável.”

 

No intervalo, as crianças fizeram uma apresentação musical

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL – Para as estudantes autoras do projeto e estagiárias no Ambulatório de Nutrição, Camila Monte Andrade, Vitória Reis Santos, Raissa Silva Souza Costa, Paola Pacheco, Ana Clara Araújo, Sheila Cruz Santos e Júlia Garcia Romão, o retorno da ação foi muito positivo. Um dos desafios citados por elas foi a adaptação da linguagem para facilitar o entendimento das crianças.

Em todo o processo de desenvolvimento da ação, as estudantes de Nutrição e a docente responsável informavam a importância do alimento. “Nossa proposta foi contribuir para que as crianças tenham uma alimentação saudável, aprendendo logo cedo porque a educação nutricional é para vida”, disse Camila Andrade.

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!