EXTENSÃO – Estudantes de Engenharia de Produção vão iniciar a restauração do “Bonde Café”. Parceria com a CET-Santos visa transformar veículo em equipamento único no mundo

Coordenadora do projeto, professora mestre Débora Agráz apresentou o projeto para estudantes e docentes

Com objetivo de apresentar informações do projeto de restauração “Bonde Café”, que será realizado em parceria com a CET Santos, os estudantes do 9ª semestre do curso de Engenharia de Produção participaram, no dia 12 de março, de uma aula explicativa sobre a ação interdisciplinar que acontecerá ao longo de 2021. Esse é o terceiro do ano do convênio estabelecido entre as instituições cujo objetivo é transformar o veículo histórico em um equipamento único no mundo.

Realizada de maneira remota por conta da pandemia do Coronavírus, a atividade contou com a participação do gerente de manutenção da CET Santos, o engenheiro Marcos Rogério Nascimento. Ao lado da professora mestre Débora Agráz Cutino Nogueira, coordenadora do projeto pela UNISANTOS, explicou sobre o projeto e todo o seu conceito. A ação envolve todas as disciplinas do curso de Engenharia de Produção e os estudantes são divididos em dois grupos para atuar nas áreas de acessibilidade, e rodas e rolamentos da restauração do bonde.

Encontro virtual contou com a participação do gerente da CET Santos, o engenheiro Marcos Rogério Nascimento

Diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia e coordenador do curso, o professor doutor Cleber Ferrão Corrêa fez questão de agradecer ao engenheiro Marcos Rogério Nascimento por mais um ano de parceria nesse projeto e ressaltou que essa atividade faz com que os alunos pensem em novas soluções e coloquem em prática.

RESTAURAÇÃO – De acordo com a professora Débora Cutino, o projeto mostra para os estudantes a real função de um engenheiro e faz com que eles tenham a oportunidade de vivenciar na prática todos os ensinamentos adquiridos em sala. “Nesse projeto precisamos abrir os nossos olhos, sair da caixinha e conhecer sobre o assunto. Vocês terão a chance de colocar em prática tudo que aprenderam até agora no curso”, disse.

As etapas de restauração incluem: serviços da carroçaria; preparação para pintura conforme padra atual; revisão da disposição do mobiliário interno; adaptação para permitir 100% de acessibilidade; e reforma dos dois trucks do bonde.

Também esteve presente na apresentação o professor doutor Ricardo Kenji Oi, que é um dos docentes que integram o projeto.

Os estudantes da UNISANTOS já participaram da restauração do Bonde Japonês e do Bonde Manaus.