EXTENSÃO – Estudantes de Engenharia de Produção desenvolvem projeto interdisciplinar para restauração do Bonde de Manaus, em parceria com a CET Santos

Estudantes trabalharam com modelo John Stephenson 1899 – Manaus Railway

Em um projeto interdisciplinar, estudantes do 9º semestre do curso de Engenharia de Produção da UNISANTOS apresentaram estudos para restauração do Bonde de Manaus. O objetivo é potencializar o turismo no Centro Histórico de Manaus, no Amazonas, nos moldes do que ocorreu em Santos, com a revitalização e uso de linha turística dos bondes no Centro.

 

Divididos em três equipes, responsáveis pelo sistema elétrico, carroceria e sistema de truck e freios do bonde, os estudantes elaboraram um plano de restauro e implementação detalhado do modelo John Stephenson 1899 – Manaus Railway, de tração elétrica, tipo aberto bidirecional de 2 eixos e com capacidade de até 40 pessoas. Os estudos tiveram como base o material Projeto Definitivo Bonde de Manaus (2016), cedido pela CET Santos por conta de uma parceria com a UNISANTOS.

 

APRESENTAÇÃO – Os estudos foram apresentados, por meio de reunião virtual, no dia 6 de junho, mediada pela professora mestre Débora Agraz Cutino Nogueira, que coordenou o projeto.  Participaram das apresentações, os docentes do curso, o diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, professor doutor Cléber Ferrão Corrêa, o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor doutor Ricardo Kenji Oi, e o gerente de manutenção e serviços da CET Santos, o engenheiro Marcos Rogerio Nascimento. Cada equipe fez a contextualização histórica, avaliou aspectos logísticos de seleção de fornecedores e estoque de segurança de peças. Além disso, traçou o plano de manutenção preventiva, elaborou o programa de prevenção de riscos, detalhou aspectos da gestão estratégica da produção e destacou o emprego de uma máquina ou equipamento em uma das etapas do processo. Dessa maneira, todos destacaram a importância histórica para a preservação do patrimônio e restauro do equipamento, mas valorizando a segurança e confiabilidade.

 

Visitas à garagem da CET Santos foram referências para desenvolvimento

Para o engenheiro da CET, Rogério Nascimento, a parceria com a UNISANTOS é muito importante porque envolve os estudantes com a realidade dos bondes e valoriza esse tipo de equipamento, com o seu resgate histórico e sua relação com a engenharia. O diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, professor doutor Cléber Ferrão Corrêa ressaltou a importância da parceria que tem proporcionado muito aprendizado por meio de trabalhos de extensão.

 

O projeto envolveu os seguintes docentes e disciplinas: Rodrigo Silvério da Silveira (Gestão da Manutenção), Andrea Regina Monteiro (Gestão Estratégica da Produção), Ricardo Yamana (Higiene e Segurança do Trabalho), Renato Faris Khalil (Logística, Transportes e Distribuição), Jaime Barbosa Milheiro (Máquinas de Elevação e Transporte de Cargas), Débora Agraz Cutino Nogueira (Planejamento, Programação e Controle da Produção) e José Fontebasso Neto (Projeto Integrado de Engenharia de Produção).

 

Grupos tiveram que destacar uma máquina que seria utilizada em uma das etapas do processo

HIGIENE E SEGURANÇA – Além do Projeto de Revitalização da Linha do Bonde de Manaus, os estudantes Ana Clara Vieira, Jonathan Eduardo Oliveira e Vinicius Tavares também elaboraram um Programa de Prevenção a Riscos Ambientais (PPRA) para as instalações da garagem oficina de bondes da CET) de Santos.

 

Os estudantes iniciaram a apresentação com um resgate histórico da CET, da implantação dos bondes e do início da linha turística em Santos. Posteriormente, o grupo fez um estudo, de acordo com as normas regulamentadoras, para criar um PPRA com o objetivo de identificar, reconhecer e antecipar riscos; efetuar análise qualitativa e quantitativa dos riscos; identificar e descrever as atividades dos envolvidos no projeto; elaborar um quadro de identificação de riscos ambientais de acordo com cada função; e verificar a quais riscos os trabalhadores estão expostos.

 

ESTUDANTES – Participaram do projeto, os seguintes estudantes:  Aline Costa de Souza, Ana Carolina dos Santos Santana, Ana Clara Vieira de Toledo, Alexandre Molnar Viragh, Alessandra Verea, Daniela da Cruz Santos, Danilo da Luz Oliveira Ramos Fernandes, Gabriel Vieira da Silva, Giovana Garcia de Miranda, Isabela Ponte de Jesus, Jonathan Bole dos Santos, Jonathan Eduardo Canuto de Oliveira, Luciene Coelho Lopez Queiroz, Marcela de Souza Passos, Rodrigo Almeida Souza, Thalyta Cristina de Carvalho Reis, Vinicius de Freitas Correia,  Vinícius Tavares de Sá, Vitor Feliciano Maruchi e Yuri Conceição Alves.

 

Jonathan dos Santos

Para o estudante Jonathan Bole dos Santos, o desenvolvimento do projeto foi um diferencial para sua formação. Ele destaca que a parceria com a CET foi um incentivo para que o grupo pudesse fazer os estudos e realizar um trabalho interdisciplinar. “Foi um incentivo participar do projeto e poder conhecer os bondes e parte da história. O mais empolgante foi realizar em parceira com a CET”, ressalta.

 

Ana Clara de Toledo

A estudante Ana Clara Vieira de Toledo também enfatiza o diferencial do projeto interdisciplinar que reuniu todas as matérias do semestre, o que proporcionou uma sincronia que resultou em um produto excepcional e de qualidade. “Este é o meu terceiro Projeto Interdisciplinar e a cada um que passou pude ver cada vez mais a importância que tem, em se envolver, em estudar, em realmente colocar a cabeça para funcionar, resolver problemáticas, melhorar processos. Isso só aconteceu pela grande oportunidade que o engenheiro Rogério Nascimento, da CET, nos deu, com a total liberdade de estudar o seu posto de trabalho e aplicar na realidade todos os conceitos que aprendemos durante esses cinco anos. Vale lembrar que tudo aconteceu com o suporte do coordenador do curso, professor Ricardo Oi, e da professora Débora Agraz, que coordenou todo o projeto”.

 

Ana Clara lembra que os maiores desafios ocorreram por conta da pandemia de Covid-19, que impediu mais visitas técnicas que estavam agendadas ao longo do semestre. Mas, considera que tudo foi superado graças às tecnologias digitais que permitiram as reuniões virtuais dos grupos, com os docentes e com a CET. “Gostaria de deixar uma palavra de incentivo aos estudantes.  Aproveitem as oportunidades que a UNISANTOS oferece, aproveitem ao máximo, como o que ocorreu com esse projeto interdisciplinar. É trabalhoso, porém enriquecedor e pode te trazer diversas oportunidades tanto na área acadêmica como na área profissional”, destaca.

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