EXTENSÃO – Clínica de Saúde da UNISANTOS oferece atendimento de enfermagem a mutuários da Capep

Professora Luzana Bernardes e estudantes de Enfermagem durante a palestra

“Já fiz acompanhamentos, mas não tão integrado como o de agora. Vim realmente na ideia de fazer a cirurgia, porém, se correr tudo bem durante o processo, e eu sair da fila, maravilha”, diz Bruno de Oliveira Lopes, de 35 anos, que faz o acompanhamento nutricional na Clínica Integrada de Saúde da UNISANTOS. Ele, que tem 130 quilos, faz parte do grupo de mutuários da Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos (Capep Saúde), que estão na fila para realizar a cirurgia bariátrica, e participam de um programa de saúde oferecido pela UNISANTOS.

Para Bruno Lopes, que está no programa de acompanhamento nutricional gratuito da UNISANTOS, uma das melhores partes do trabalho da Capep foi a parceria com a Universidade.  No dia 26 de maio, ele participou de mais um encontro promovido pela Clínica Integrada de Saúde, desta vez focado na área de Enfermagem.

Acompanhada de estudantes do 9º semestre do curso de Enfermagem, a professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes foi a responsável pela palestra que discutiu os benefícios e os riscos para quem realiza a cirurgia bariátrica.  Ela também ressaltou a importância do autocuidado e do papel do enfermeiro para promoção da saúde. “Esse autocuidado que temos que ter conosco é que vai evitar o processo de adoecimento, seja físico ou mental”, esclareceu.

Bruno de Oliveira Lopes
Jaqueline Batista do Nascimento Gomes

QUALIDADE DE VIDA – “Chegar na decisão de fazer a bariátrica e o processo que vem antes e depois é difícil. Cheguei porque eu vi que cada dia minha vida está ficando mais difícil. Tenho 36 anos e eu não vivo. Eu me sinto muitas vezes sobrevivendo. Não consigo fazer coisas que eu gostava de fazer”, conta Jaqueline Batista do Nascimento Gomes, que tem 128 quilos.

Sobre chegar a decisão de realizar a bariátrica, Jaqueline conta que é a possibilidade de ter uma qualidade de vida melhor. Ela ressalta que o acompanhamento psicológico e nutricional é muito importante, pois é algo que será para a vida inteira. Também acredita mais nas vantagens do que nas desvantagens, e ressalta que as palestras na UNISANTOS contribuíram para estar mais informada sobre os diferentes tipos de cirurgia.

“Espero que as palestras continuem. Estão sendo maravilhosas. Ficou muito bom sendo aqui na universidade. Temos mais espaço e mais profissionais do que quando acontecia na casa do servidor”, comenta.

ESTUDANTE – Com o objetivo de trazer mais informações para os mutuários da Capep-Saúde, a palestra também contribui para a vida profissional dos estudantes que puderam trocar experiência com os participantes. Para Ingrid Gabriel Paula Marques Tavares, atender esse segmento de público é uma oportunidade enriquecedora. “Nos tornamos profissionais mais humanos”, diz.

Confira as matérias sobre os encontros anteriores, no dia 10 de março (clique AQUI) e no dia 28 de abril (clique AQUI).