EXTENSÃO – Clínica de Saúde da UNISANTOS atende candidatos à cirurgia bariátrica da Capep Saúde

Professor Cezar Azevedo falou sobre hábitos alimentares

Oferecer um acompanhamento nutricional e psicológico aos mutuários da Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos (Capep Saúde), candidatos à cirurgia bariátrica . Esse é o objetivo do projeto desenvolvido pela Clínica Integrada de Saúde da UNISANTOS com a autarquia pública municipal para atender servidores, aposentados e dependentes. A prestação de serviços, gratuita, envolve ainda orientações na área de enfermagem e de farmácia. Para marcar o início da parceria foi realizada, no último dia 10, a palestra “Nutrição e Cirurgia Bariátrica”. Na oportunidade, aproximadamente 20 pessoas fizeram o agendamento para usufruir dos atendimentos.

 

Mutuários da Capep fizeram agendamento na Clínica Integrada de Saúde

Coordenador do curso de Nutrição, o professor doutor Cezar Henrique de Azevedo foi o responsável pela palestra. Ele explicou sobre a importância de mudar os hábitos alimentares e o próprio comportamento em relação aos alimentos para que, em algumas situações, não seja necessário a intervenção cirúrgica. São muitos os cuidados e mudanças que devem ser realizadas após a cirurgia. Doutor em Saúde Coletiva, o pesquisador disse que o estômago tem capacidade de 1,5 litros de armazenamento de alimentos, podendo distender de acordo com o que a pessoa come. Mas, após a cirurgia, a capacidade de armazenamento diminui. Apesar do estomago não ser retirado, ele permanece no organismo, mas sem a função de armazenar o alimento para o processo de digestão.

 

Para a psicóloga Regina Pereira Gonzalez, da equipe de cirurgia bariátrica da Capep, a parceria com Clínica Integrada de Saúde da UNISANTOS representa um auxílio muito significativo, pois vai ampliar as possibilidades dessas pessoas no autocuidado e na modificação de hábitos alimentares, colaborando para uma mudança de vida.

 

Thalita Conceição
Antônio Galotti

MUDANÇA – Thalita Conceição Nagahama, de 40 anos, achou a palestra muito educativa e exaltou que o projeto é maravilhoso. Ela faz acompanhamento com uma endocrinologista, porém não tem o atendimento psicológico, nutricional nem farmacológico, o que será um diferencial a partir de agora. “Não adianta achar que a após a cirurgia seus problemas acabaram. Você precisa mudar a maneira que você consome os alimentos. É bom fazer esse tipo de mudança antes”, disse.

 

“É uma iniciativa muito importante”, definiu Antônio Galotti, de 64 anos. Ele vem tentando uma consulta com nutricionista há um tempo, mas não teve sucesso. Agora, com o projeto será possível esse acompanhamento nutricional. Ele não tem receio de fazer a cirurgia, mas explica que se através do acompanhamento pré-operatório, na Clínica Integrada de Saúde, perder peso suficiente para ter uma vida saudável, abrirá mão da cirurgia. “Vou ser atendido por pessoas que estão preocupadas com a minha qualidade de vida”, completou.

 

O encontro foi a oportunidade para os interessados tirarem dúvidas e orientações nutricionais sobre o pré e pós-operatório. Thalita e Galotti fizeram parte do grupo que já realizou o agendamento na Clínica para fazer o acompanhamento nutricional pela UNISANTOS.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!