
Oito estudantes dos cursos de Jornalismo e Cinema e Audiovisual da UNISANTOS foram selecionados para o projeto “Geração Futura Juventudes”, que oferece oficinas de audiovisual por meio do Canal Futura, pertencente à Fundação Roberto Marinho, do Grupo Globo. As atividades ocorrerão de 26 a 30 de janeiro de 2026, na própria sede da Fundação, no Rio de Janeiro.
Os contemplados, que terão todas as despesas (passagem aérea, hospedagem e alimentação) custeadas pelo projeto, são: Cendy dos Santos Domingues, Eduarda Silva Aguiar, Leonardo Vieira de Melo Soares da Fonseca, Luiz Guilherme Pereira de Lima e Maria de Fátima Monteiro Ribeiro, do curso de Jornalismo; e Hugo Baroni, Jeniffer de Jesus Venâncio e Yuri Henrique Oliveira dos Santos, do curso Cinema e Audiovisual.


Estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo, Eduarda Silva Aguiar conta que ficou interessada pelo projeto pelo foco no audiovisual. “O ‘Geração Futura’ me deixou com os olhos brilhando. Quando eu entrei no Jornalismo, queria ser redatora por gostar muito de escrever. Mas, acabei me interessando pelo audiovisual, pela capitação, controle de câmera e até mesmo da edição. Quero ampliar meu conhecimento técnico de equipamento e de edições, agregando no meu conhecimento acadêmico, o que vai me ajudar a ser uma profissional muito melhor no futuro”, explica.
Para o estudante do 2º semestre do curso de Cinema e Audiovisual, Hugo Baroni, participar do projeto será a oportunidade de aprendizado e crescimento. “Com certeza trará muito aprendizado, porque não estarei apenas preso à teoria, mas acompanharei o passo a passo. Quero aprender para crescer como diretor e roteirista, me tornando um cineasta mais completo”, afirma Hugo.
OFICINAS – As oficinas contarão com conceitos e técnicas de produção televisiva, de forma dinâmica e participativa. Na etapa seguinte, os participantes produzirão, de forma remota, curtas-metragens com o tema “Memória Ferroviária”, que também serão exibidos no Canal Futura e na plataforma Globoplay, em maio de 2026.
SELEÇÃO– Durante a seleção, os estudantes tiveram que enviar um vídeo respondendo o porquê decidiram participar e explicando como acreditam que a experiência pode contribuir para a formação profissional. Além disso, deveriam enviar uma análise crítica de um dos programas do Canal Futura, listados no formulário de inscrição. Esse processo seletivo aconteceu para estudantes da área da comunicação das cidades de Santos, Campinas e São José do Rio Preto.























