EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – Estudantes do ensino médio e do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS discutem a “Guerra na Ucrânia” em simulação de assembleia da ONU

Monu seguiu todos os protocolos da assembleia da ONU
Estudantes leram moções dos países
Familiares acompanharam o debate
Discussão ocorreu de forma respeitosa

Buscando soluções para uma guerra que já dura mais de cem dias, 40 estudantes do ensino médio e do curso de Relações Internacionais participaram da 10ª edição do Modelo das Nações Unidas (MONU). Realizado no último dia 4, o evento integra o Programa de Educação Científica para o Ensino Médio que a UNISANTOS mantém com escolas conveniadas da Região Metropolitana da Baixada Santista. Durante a simulação da assembleia da ONU, com o objetivo de buscar uma solução pacífica para o fim da guerra na Ucrânia, foram apresentadas resoluções pelos representantes da Rússia, França e Índia, além da própria Ucrânia, porém nenhuma delas foi aprovada para que houvesse um acordo entre os países.

Utilizando trajes típicos dos respectivos países, os estudantes orientados ao longo do semestre pelos professores doutores Natalia Noschese Fingermann e Daniel Rei Coronato, do curso de Relações Internacionais, e pela professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente, do curso de História, se prepararam para representar os seguintes países:  Alemanha, Arábia Saudita, Belarus, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Itália, Polônia, Reino Unido, Rússia, Sérvia, Síria, Turquia, Ucrânia e Venezuela.

Melhores analistas, Daniel e Gustavo com o professor Daniel Coronato
Melhor caracterização, Ellen e Giovana, com a professora Natália
Melhores debatedores, João e Maria, com a professor Melissa Vicente

DESTAQUES – Ao final dos debates foram premiados como melhores debatedores os estudantes Maria Luiza Fernandes Doneux e João Victor Souza Brasil, da delegação da Rússia. O prêmio de melhor caracterização ficou com Ellen Cristina Lima Silva e Giovanna Mota, da delegação do Irã; e como melhores analistas de política externa do conselho de segurança, receberam o prêmio Daniel Augusto Mazzeu e Gustavo Dolberth Cruz, da delegação da Ucrânia.

Lauriê Tenheri
Matheus Bonfim

PRESIDÊNCIA – Estudante do 7º semestre do curso de Relações Internacionais, Lauriê Caroline Tenheri participa do Monu desde quando ingressou na Universidade. Este ano, ocupou o cargo de presidente da assembleia e considerou que é muito importante discutir as guerras e conflitos internacionalmente. “Fazendo parte de uma simulação como essa, aprendemos a conversar e a externar os pensamentos. Acho que é muito importante para o internacionalista, que sonha com uma carreira na ONU ou no Itamaraty, aprender esse tipo de debate para saber falar corretamente e se comportar”, disse. Secretário da mesa, o estudante Matheus Assumpção do Bonfim, do 5º semestre, disse que é muito importante debater as questões relativas à guerra. “É muito bom trazer esse debate internacional para uma cidade litorânea, e entender como esse conflito impacta nas nossas vidas”.

Para conferir a cobertura completa do evento, acesse os links abaixo.

DELEGAÇÕES – Estudantes que representaram os países ressaltam o aprendizado durante os encontros

JORNALISMO – Estudantes participam do MONU como representantes do Departamento de Informação Pública da ONU

PÚBLICO – Pais e demais familiares prestigiam o MONU e enaltecem o desempenho dos estudantes