JORNALISMO – Estudantes participam do MONU como representantes do Departamento de Informação Pública da ONU

Jaqueline Santos e Mariana Oliveira anunciaram as últimas notícias sobre a guerra

Após os primeiros posicionamentos e discussões entre os delegados dos países representados no Modelo da Nações Unidas (MONU), uma notícia extraordinária fez com que os representantes das nações realinhassem os seus argumentos. O anúncio de que a população da Suécia havia aprovado em plebiscito a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi realizado pelas estudantes do curso de Jornalismo da UNISANTOS, Jaqueline Nunes dos Santos (5º semestre) e Mariana de Pinho Oliveira (1º semestre). Elas desempenharam o papel de jornalistas do Departamento de Informação Pública, do Secretariado da Organização das Nações Unidas.

Esse anúncio foi acompanhado pelos seguintes desdobramentos: a aprovação para a entrada na OTAN foi celebrada pela maioria dos países membros, com exceção da Turquia; em reposta, o governo de Vladimir Putin decidiu escalonar o conflito para além da Ucrânia, ocupando parte da Eslováquia, com apoio da Hungria, e bombardearam o aeroporto de Kraków, na Polônia; ao mesmo tempo, os Estados Unidos junto com os delegados da OTAN organizaram uma estratégia militar em resposta aos traidores da aliança ocidental.

Após o anúncio do Departamento de Informação Pública, delegações se reuniram em busca de novas estratégias

Para Jaqueline Santos o aprendizado foi mais abrangente porque ela também participou da cobertura do evento como estagiária do Departamento de Imprensa da UNISANTOS. “Foi bem bacana ver os alunos colocando em prática todo o aprendizado, além de compreender mais sobre um assunto tão importante e delicado. Já a leitura da notícia urgente foi emocionante. Me senti honrada em participar daquele momento, pois a atividade trouxe aos participantes um desafio a mais, que foi muito importante para o desenvolvimento da reunião a partir dali”, destacou.

Estagiária voluntária na Agência Experimental de Jornalismo, Mariana Oliveira ressaltou que foi uma experiência enriquecedora para a formação profissional. “Experiência incrível! Nunca pensei que seria tão legal participar de um projeto assim. Como sou caloura, achei que não iria ter muitas experiências enriquecedoras neste primeiro semestre, mas me surpreendi. Sou muito grata pela oportunidade”, disse.