COMEMORAÇÃO – Missa de Ação de Graças celebrada pelo bispo diocesano Dom Joaquim Mol marca o início dos 75 anos da história da UNISANTOS, a primeira do litoral do Estado

Missa de Ação de Graças foi realizada no Santuário Sagrado Coração de Jesus

Dirigentes e funcionários docentes e administrativos da UNISANTOS, do Liceu Santista e da mantenedora, a Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL), participaram da Missa em Ação de Graças, ontem (19). A celebração marcou a abertura das comemorações pelos 75 anos de início da história da primeira universidade do litoral do Estado de São Paulo.

Presidente da SVSL e chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano de Santos, Dom Joaquim Mol Guimarães presidiu a cerimônia ao lado de padres de Santos. Durante a homilia, ele destacou o papel e o compromisso com a qualidade, que sempre pautaram a Universidade e o Liceu Santista. Como obra diocesana, também ressaltou: “Onde tem educação, onde tem escola, seja de qual for o nível dessas escolas, nós temos uma homenagem ao conhecimento e ao ser humano.”

Dom Mol, padres e diáconos durante a celebração eucarística

Os 75 anos de criação foram lembrados pela liderança de Dom Idílio e pelo propósito que marcaram a SVSL, com o primeiro curso jurídico da região e que é destaque no cenário nacional. “Quem vem com esse propósito, logo tem o jeito de educar. Portanto, de edificar, de tijolo por tijolo, pessoas humanas competentes nas suas áreas, e ao mesmo tempo pessoas que sejam boas, cidadãos que atuam para transformar sempre a nossa sociedade. Essa instituição é inundada pela palavra de Deus”, disse.

 

DIRIGENTES – Participaram da cerimônia, o reitor da UNISANTOS, o professor doutor Cléber Ferrão Corrêa; a pró-reitora administrativa, a professora doutora Mariangela Mendes Lomba Pinho; a pró-reitora de graduação, professora mestre Rita de Cássia Zaher Rosa Paul; e o pró-reitor de Pastoral, professor mestre padre Cláudio Scherer da Silva. Do Liceu Santista, estiveram a diretora, professora mestre Cláudia Cristina Taboada; e o vice-diretor, professor doutor Sérgio Nogueira Júnior.

Dom Mol ressaltou a qualidade do ensino do Liceu Santista e da UNISANTOS

Da diretoria da SVSL, além do presidente, Dom Mol, participaram o vice-presidente, padre Renan Fonseca e Censi; a diretora-tesoureira, professora doutora Mariangela Mendes Lomba Pinho; e o diretor-secretário, Ricardo Fischer da Silva. Também estava presente a gerente-executiva, Luciana Dias Silva.

 

FUNDAÇÃO – Fundada em 28 de agosto de 1951, a Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade Católica de Santos e do Liceu Santista, representa um marco histórico na educação no litoral do Estado de São Paulo. A sua criação, ideário de Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos -1943/1966),  originou a instalação da primeira faculdade de Direito, que ficou conhecida como Casa Amarela, espaço que possibilitou a formação de notáveis homens e mulheres do campo jurídico e que permanece com as mesmas aspirações até os dias atuais, em outras instalações, no Campus Dom Idílio José Soares.

Dom Idílio liderou um grupo de 14 pessoas, representantes de diferentes segmentos da sociedade santista.  O nome da instituição (Sociedade Visconde de São Leopoldo) é uma homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde São Leopoldo, criador dos cursos jurídicos no Brasil, governador da Província do Rio Grande e fundador da cidade gaúcha de São Leopoldo, durante o período imperial.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!