CHANCELER – Dom Tarcísio Scaramussa visita o Papa Francisco e fala sobre a importância da educação católica

Divulgação: Papa Francisco e Dom Tarcísio durante a visita

“Estamos assistindo a muitos sinais de retrocessos na humanidade, mas o Papa Francisco tem muita esperança nos jovens, por isso a educação é um dos valores mais importantes. O Papa convoca os jovens para construir algo novo, e a escola e a universidade precisam ter esse horizonte para formar esse novo homem”, ressalta o chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa.  No mês de setembro, ele esteve no Vaticano com um grupo de bispos das Províncias de Aparecida, São Paulo e Sorocaba, para um encontro com o Papa Francisco. O momento foi marcado pela acolhida do Santo Padre e pela escuta sobre as realidades das dioceses brasileiras, além de visitas aos dicastérios (departamentos do governo da Igreja Católica), em especial às áreas da educação e comunicação.

Dom Tarcísio explica que o encontro, denominado Visita ad Limina Apostolorum, é uma tradição da Igreja, “que expressa a plena comunhão existente na Igreja Católica entre as Igrejas locais (Dioceses), presididas pelos bispos, sucessores dos Apóstolos, e a Igreja Universal, presidida pelo Papa, sucessor do Apóstolo Pedro. Trata-se de uma verdadeira peregrinação, momento forte de expressão da fé da Igreja”. O chanceler explica que essa visita, em especial, foi uma manifestação de apoio dos bispos ao Papa que tem enfrentado muitas críticas e oposições em relação ao Pacto Educativo Global, mas principalmente sobre a iniciativa “Economia de Francisco”, que busca incentivar uma economia solidária, tornando a vida mais justa e sustentável.

PACTO EDUCATIVO – No Dicastério da Educação, Dom Tarcísio reencontrou o secretário da Congregação para Educação Católica da Santa Sé, Dom Angelo Vincenzo Zani, que esteve na UNISANTOS, em 2019, e realizou duas conferências para refletir sobre o papel da educação católica no mundo. Ele recordou a visita que fez na instituição e comentou sobre a satisfação em conhecer a comunidade acadêmica. Durante o encontro no Vaticano, os bispos falaram sobre a realidade da educação católica na região Sudeste do Brasil, que congrega um grande número de escolas católicas, de educadores e estudantes, e os desafios para que a Igreja possa acompanhar.

Divulgação: Bispos brasileiros, Papa e representantes do Vaticano

Segundo Dom Tarcísio, Dom Angelo Zani demonstrou preocupação com a identidade da educação católica, pois é ela que irá resguardar valores e princípios de uma antropologia cristã, de um princípio de valores do Evangelho para formar o cidadão no clima de diálogo e fraternidade. “Neste contexto ele (secretário do Vaticano) retoma o pacto como a chave de construção dessa realidade, ou seja, de uma antropologia integral, que vê a pessoa humana na integralidade. Um pacto educativo onde toda a sociedade assume a educação e os seus valores”, enfatiza Dom Tarcísio.

COMUNICAÇÃO – Relator sobre a comunicação social realizada pelas dioceses representadas na visita, Dom Tarcísio apresentou os desafios e lembrou que essa temática precisa ser entendida nas seguintes dimensões:  formação – envolve o desenvolvimento de competências comunicativas para compreensão crítica da mídia e prepara de agentes pastorais seminaristas para a comunicação, além de formar profissionais católicos para atuar nos meios de comunicação;  articulação – meios de comunicação utilizados pelas dioceses e paróquias, sem esquecer da importância de investir em mídias sociais e no relacionamento com a imprensa; produção – qualidade do conteúdo desenvolvimento nas emissoras de TV e rádio das dioceses, além da ausência de literatura católica e a existência de poucas editoras católicas; e espiritualidade – para que os cristãos que atuam no campo da comunicação sejam fortalecidos na espiritualidade.

CELEBRAÇÕES – Como parte essencial da peregrinação, as celebrações ocorreram na Basílicas Papais: São Pedro (Vaticano), São Paulo Fora dos Muros, São João de Latrão (Catedral do Papa), Santa Maria Maior (Mãe de Deus). “Essas celebrações constituem momentos de muita emoção, mas especialmente de conversão e de renovação da fé, estreitando os laços de nossa comunhão em Cristo, na Igreja, diz Dom Tarcísio.

VISITAS – Em relação aos dicastérios, os bispos visitaram os seguintes: Leigos, Família e Vida; Promoção do Desenvolvimento Humano Integral; Bispos; Clero; Doutrina da Fé; Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos; Educação Católica; Evangelização; Comunicação; Secretaria de Estado. Eles também visitaram a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), a Instituição “Obra da Igreja”, o Colégio Pio Brasileiro, e a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.