CAMPEÃO – Estudante de Ciência da Computação está entre os finalistas da Maratona Behind The Code da IBM

Dentre os 70 mil inscritos, Gustavo Moraes classificou-se em 11º para a fase final

Pelo segundo ano consecutivo, Gustavo da Silva Moraes está entre os finalistas da Maratona Behind The Code da IBM. O estudante do 8º semestre do curso de Ciência da Computação conquistou o 11ª lugar entre os 50 finalistas da competição que contou, nesta primeira fase, com 70 mil inscritos. Ele foi contemplado com uma viagem para o México, e agora se prepara para a fase final, que será realizada em novembro, de forma remota, por conta da Covid-19. Os cinco melhores ganharão uma viagem para Tel Aviv, em Israel, onde poderão conhecer a cede da IBM Alpha Zone e vivenciar uma completa imersão tecnológica.

Para garantir vaga nesta fase final que contará com participantes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai e Venezuela, o aluno da UNISANTOS teve que superar uma série de desafios, entre os dias 15 de agosto e 18 de setembro. Segundo Gustavo, a maioria das provas seguiu na linha de ciência de dados, como: utilizar o reconhecimento de imagens para identificação de pragas em lavouras, uma inteligência artificial capaz de recomendar artigos e palestras baseadas no interesse dos usuários, chatbot para indicar o caixa eletrônico mais próximo e um dispositivo inteligente capaz de compreender sugestões de um motorista, além de uma análise de sentimento do que foi falado.

Gustavo Moraes

PREPARAÇÃO – Com objetivo de novamente conquistar uma vaga para fase final, o estudante comentou que antes do começo da maratona a organização divulgou uma série de conteúdos que poderiam constar nos desafios. A partir disso, ele explica que iniciou os estudos de cada tópico. “Eu estudei cada um deles e desenvolvi alguns exemplos para poder me preparar melhor, e mesmo durante os desafios continuei procurando uma maneira de aperfeiçoar minhas soluções”.

De acordo com o estudante, os ensinamentos adquiridos durante as aulas de inteligência artificial foram extremamente importantes para conquistar o seu objetivo. “A disciplina de inteligência artificial, com certeza, foi a que mais me auxiliou e fez com que meu interesse pela área aumentasse. Diversas técnicas que eu aprendi durante as aulas práticas do curso eu utilizei novamente nos desafios”, destaca Gustavo.

FINAL – Aguardando a divulgação dos tópicos para a grande final, o estudante da UNISANTOS mantém a rotina de estudos. Segundo ele, o seu próximo objetivo é tentar ficar entre os 5 melhores da América Latina, e garantir uma vaga para Tel Aviv. “Meu foco é poder viver essa experiência única em Israel porque tenho certeza que ela vai ajudar muito no meu futuro e na minha carreira”, finaliza.