EXCELÊNCIA – Estudante de Ciência da Computação está entre os finalistas da Maratona Behind The Code da IBM

Gustavo durante a Maratona Santo Scuderi

Do 6º semestre do curso de Ciência da Computação, Gustavo da Silva Moraes conquistou o 22º lugar entre os 100 finalistas da Maratona Behind The Code da IBM, competição que contou com mais de 26 mil inscritos. Agora, ele se prepara para a fase final, que será realizada no próximo dia 17, na Praia do Forte, na Bahia. Os cinco melhores ganharão uma viagem a São Francisco, nos Estados Unidos, para conhecer um laboratório IBM e participar de uma imersão para desenvolver skills e habilidade em inteligência artificial e outras tecnologias. O grande vencedor será o dono do título de 1º Master Dev do Brasil.

Para chegar até a fase final, o estudante teve que passar por oito desafios de negócios propostos por cada um dos patrocinadores, utilizando tecnologias, como: Blockchain, IoT, Serverless, Visual Recognition, Big Data, Kubernetes, OpenShift, Inteligência Artificial e Machine Learning.  “A maratona ocorreu durante todo o mês de julho. Ela foi completamente voltada para inteligência artificial, que inclusive é uma das matérias que eu comecei a ter nesse ano [no curso de Ciência da Computação], conta Gustavo Moraes, que destaca, ainda, que o conteúdo apreendido na UNISANTOS ajudou para a sua dedicação no evento.

DESAFIOS – Os desafios que deveriam ser resolvidos o mais rápido possível para obtenção de pontos, foram:  “GPA: Crie um sommelier virtual usando inteligência artificial”; “FIAP: Desenvolva um tutor para ensinar matemática para crianças”; “UNIJÁ: Da imagem ao texto, use a Inteligência Artificial para aprender inglês”; “Grupo Boticário: Inteligência Artificial para recomendação do melhor presente”; “BRF: IoT e Visual Recognition inteligente para expositores”; “Ingram Micro- Novas Rotas: Criando um Mediador Judicial Cognitovo”; “Banco Original: Inteligência Artificial para investimentos”; e “Saint Paul & LIT: Blockchain para Certificação Digital de Diplomas”.

PREPARAÇÃO – “Antes de começar os desafios, eles divulgaram as tecnologias que seriam utilizadas, então eu comecei a estudar bastante.  Quando foram lançados os desafios, achei que seria muito difícil e que eu não chegaria onde cheguei”, diz Gustavo Moraes, que neste ano participou da Maratona Santo Scuderi, da UNISANTOS, e conquistou o 3º lugar por equipe.

Agora, ele mantém o foco para a grande final. “Pretendo ir mais além na final. Vou continuar estudando e reforçando os conteúdos que eles passaram, e espero conquistar os 5 primeiros lugares para ir para São Francisco e participar da Imersão no Watson Experience Center”, destaca o estudante.