
O Papa Leão XIV nomeou, hoje, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães como o novo Bispo da Diocese de Santos. A partir dessa data, ele também assume o ofício de chanceler da UNISANTOS. A decisão está baseada no pedido de renúncia de Dom Tarcísio Scaramussa, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade. No sábado (8), às 9 horas, na Catedral de Santos haverá missa para marcar o início do ministério de Bispo Diocesano de Dom Mol e, no domingo (9), às 10 horas, no mesmo local, será realizada uma missa de agradecimento pelos 10 anos de serviços de Dom Tarcísio.
“A UNISANTOS recebe a notícia da nomeação de Dom Mol com imensa alegria e saúda o novo bispo diocesano”, declara o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, que também agradece a Dom Tarcísio pelos anos de dedicação à frente da Diocese de Santos. Em breve, será agendada uma celebração de boas-vindas ao novo chanceler da Universidade.
Desde o dia 24 de fevereiro, Dom Mol atuava como bispo coadjutor da Diocese de Santos. No dia 10 de maio, ele foi recebido por mais de 2 mil pessoas durante Solene Celebração Eucarística de Posse Canônica.

TRAJETÓRIA – Licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela PUC Minas, é mestre em Teologia pela FAJE. Professor e pesquisador na PUC Minas (1990-2022), foi docente do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Tomás de Aquino, ISTA (1990–2005), do Instituto Marista de Ciências Humanas (1992–1995) e do Instituto Regional de Pastoral Catequética. Foi fundador e coordenador do Instituto Superior de Pastoral PUC Minas, ISPAL (1998–2011), e editor fundador da Revista HORIZONTE, de estudos de Teologia e Ciências da Religião da PUC Minas.
Catequista desde 1975 e como presbítero desde 1988, dom Mol, desde 2006, foi bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Também é conferencista e assessor, desde 1993, nos campos da teologia, pastoral, comunicação e humanismo. Na CNBB, dom Joaquim Mol presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação de 2011 a 2015 e também a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, de 2015 a 2023. Foi presidente do GT para acompanhamento da Reforma Política no Brasil (2008–2015), e do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC Brasil), de 2011 a 2015. Retornou a este último Conselho no quadriênio 2015-2019.
Foi reitor da PUC Minas, de 2007 a 2022, e membro do Pontifício Conselho da Cultura do Vaticano (2015-2022). Membro do Observatório da Comunicação Religiosa no Brasil e do Observatório Eclesial Brasil, seu lema, “Porque Deus é Amor”, foi escolhido como fundamento de todas as coisas e como explicação única para este ato de fé: ser bispo na Igreja de Jesus Cristo, na verdade, o menor e o último dos bispos.

MENSAGEM DE DOM TARCÍSIO – Publicada nas redes sociais da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, que passa a ser Bispo Emérito da Diocese de Santos, deixa uma mensagem de agradecimento especial: “Manifesto meu agradecimento de coração. Bendito seja Deus que me proporcionou a graça de servir como Bispo nesta Diocese de Santos, cujo centenário tive a alegria de vivenciar. Aqui fui acolhido de braços abertos pelo povo de Deus, com seu clero, religiosos(as), agentes de pastoral, irmãos e irmãs na fé, que também me sustentaram na missão. Só tenho que repetir sempre: Obrigado, obrigado, obrigado. Bendito seja Deus!”
Acesse o artigo de Dom Tarcísio em agradecimento pelos seus 10 anos como Bispo Diocesano de Santos. Clique AQUI.

















