ANEC – Encontro de Formação discute o bioma Amazônia e visão pastoral relacionada ao Sínodo Pan-Amazônico

Professor mestre Marcos Medina, reitor da UNISANTOS, abriu o encontro

Apresentar aos professores associados à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC Baixada Santista  – a temática do Sínodo para a Amazônia 2019, com base em uma visão científica sobre o bioma Amazônia e de acordo com a visão pastoral sobre a Amazônia e seus povos. Esse foi o objetivo do Encontro de Formação da ANEC, realizado no último sábado (21), que contou com a participação de estudantes de Instituto de Teologia São José de Anchieta e representantes da sociedade civil.

 

Professora doutora Rosângela Campanhã, pró-reitora de Graduação, mediou a Mesa da Ciência

Na Mesa da Ciência ‘Bioma Amazônia e sua relação com o Planeta’, os professores doutores Ronaldo Bastos Francini e Cleber Ferrão Corrêa apresentaram informações científicas sobre o território que ocupa cerca de 40% do Brasil. Embasados em pesquisas e em suas experiências profissionais, os docentes da UNISANTOS falaram sobre a riqueza de espécies de toda a região, a influência deste bioma para o planeta e as mudanças provocadas ao longo dos anos pela ação humana e a correlação entre a preservação do bioma e a agropecuária.

 

Mesa Pastoral detalhou o Sínodo para a Amazônia 2019

Já na Mesa Pastoral ‘Amazônia e seus povos: vida, cultura e espiritualidade”, foram apresentados os detalhes sobre o Sínodo para a Amazônia e a assembleia do sínodo, que será realizada entre os dias 6 e 27 de outubro, no Vaticano. Os professores mestres Guadalupe Correa Mota e Francisco Surian, que são docentes da UNISANTOS, explicaram os processos e etapas da realização do Sínodo e apresentaram o documento de trabalho que será debatido e analisado pelos mais de 250 participantes, entre bispos, especialistas, líderes indígenas, representantes laicos, entre outros.

 

Rafael Vieira

REFLEXÃO – Do Colégio Passionista Santa Maria, de Praia Grande, o professor de Geografia, Rafael Vieira, considerou o encontro muito proveitoso, principalmente considerando o momento que vivemos. “Quando reunimos especialistas para pensar e debater, é sempre um ganho para a sociedade como um todo. Agora é importante que esse ganho se concretize. Nosso desafio é que sejamos multiplicadores e que nossos alunos também tenham esse papel”, comentou.

 

Jenifer Sabatini

Docente de Geografia no Liceu Santista,  Jenifer de Freitas Sabatini disse que o encontro é uma excelente oportunidade para que os professores troquem ideias e experiências sobre temas importantes que atingem toda a sociedade. Para ela, apesar do tema do Sínodo Pan-Amazônico ser muito amplo, a discussão semeia novas ideias e estimula a reflexão. “Vemos pontos de vista diferentes e até tiramos dúvidas sobre alguns conceitos. Vejo que o objetivo das escolas e universidades é ir além do ambiente escolar. É levar o conhecimento para a comunidade como um todo”, concluiu.

 

Ingrid Oberg

Analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ingrid Maria Furlan Oberg também participou do encontro. Bióloga de formação, ela, que irá ao Vaticano no período da assembleia do Sínodo, classifica como muito importante esse chamamento para a discussão. “É importante termos informações esclarecidas e ressaltar o papel que o Papa está assumindo nesse Sínodo. De pensar no papel da Igreja em relação a povos nativos, esse papel de respeito a diversidade, de ter uma ação samaritana. Temos que buscar formas de desenvolvimento, modelos sociais, em sintonia com o ecossistema”, explicou.

 

PAPA FRANCISCO – O Sínodo é uma instituição permanente da Igreja Católica que foi criada pelo papa Paulo VI, em resposta aos desejos dos padres do Concílio Vaticano II. A intenção é manter vivo o espírito de colegialidade nascido na experiência conciliar.

Encontro contou com exposição de fotos do livro “Amazônia”, lançado em 2018, de autoria do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, o fotógrafo Marcos Assis Piffer

O Papa Francisco convocou, em outubro de 2017, a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para outubro de 2019, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”. O objetivo, nas palavras do pontífice, é: “identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

 

No mês de abril, o arcebispo Emérito de São Paulo, o cardeal  Dom Cláudio Hummes, que é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, esteve na UNISANTOS, no dia 2 de abril, para falar sobre o Sínodo da Amazônia. Para conferir a matéria, clique AQUI.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!