ÁGUA – Programa Urbanidades debate questão dos recursos hídricos e impactos da intrusão salina na região

O professor César Bargo e a estudante Beatriz Araujo entrevistam os pesquisadores Oleg Bokhonok e Roberto Fontes

A disponibilidade hídrica da região, a influência da intrusão salina nos aquíferos da região estuarina, a atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) e outros assuntos relacionados à água são o tema do quinto episódio da 8ª temporada do Programa Urbanidades, que vai ao ar neste sábado (1), às 21 horas, pela TV UNISANTOS, e às 8 horas, pela Rádio Boa Nova FM, emissora parceira da instituição.

Esta edição conta com a participação de dois convidados: o professor doutor Oleg Bokhonok, docente dos cursos de Engenharia da UNISANTOS e um dos pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da Universidade responsável pelo desenvolvimento da pesquisa “Avaliação e Monitoramento de Disponibilidade Hídrica Subterrânea na Baixada Santista usando Métodos Geofísicos” ; e o professor doutor Roberto Fioravanti Carelli Fontes, docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e membro representante do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Originalmente gravado no Estúdio de TV da UNISANTOS, no Campus Dom Idílio José Soares, o programa teve a dinâmica adaptada para o meio digital por meio da plataforma “Zoom”. Neste episódio, a apresentação é do professor doutor Cesar Bargo Perez, docente da disciplina de Telejornalismo, e da estudante do 5º semestre de Jornalismo, Beatriz Araujo. O Urbanidades integra o currículo do curso de Jornalismo, por meio da disciplina que também é ministrada pelo professor mestre Marcos de Almeida Rubia.

O programa é transmitido pela TV UNISANTOS, retransmissora da TV Brasil para a Baixada Santista (Net 12 e UHF 40), aos sábados, às 21 horas, com reprise aos domingos, às 12 horas, e nas madrugadas de segunda-feira, à 1 hora. No rádio, o Urbanidades é transmitido pela rádio Boa Nova FM (96,3 MHz), aos sábados, às 8 horas. Os episódios do programa também estão disponíveis no site www.programaurbanidades.com.br.