DISPONIBILIDADE HÍDRICA – Qualidade da água e o seu consumo são discutidos durante o Congresso

Professores Oleg Bokhonok e Jhonnes Vaz, e o coordenador do Proagua, o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Quitério

Com objetivo de apresentar o olhar do SUS sobre a água para consumo humano e a qualidade dos mananciais subterrâneos na Região Metropolitana da Baixada Santista foi realizado, no dia 22 de setembro, o debate “Água é Saúde: mananciais subterrâneos e a vigilância da qualidade da água na Região Metropolitana da Baixada Santista”. O evento fez parte da programação do terceiro dia do I Congresso de Recursos Hídricos da Baixada Santista, promovido pela UNISANTOS.

Participaram como palestrantes,  o professor doutor Oleg Bokhonok, docente dos cursos de Engenharia da UNISANTOS e um dos pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci),  responsável pelo desenvolvimento da pesquisa “Avaliação e Monitoramento de Disponibilidade Hídrica Subterrânea na Baixada Santista usando Métodos Geofísicos”, e o coordenador do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proagua), o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Dias Quitério.

ÁGUA – Líder do Laboratório de Geofísica da Universidade, o pesquisador Oleg Bokhonok destacou que não ter acesso a água é terrível e afeta diretamente a humanidade, porque ela é um direito de todos. Segundo ele, é preciso conhecer mais a Baixada Santista para que através da geofísica seja possível encontrar novas áreas com uma probabilidade maior de água doce.

Agradecendo o convite da Universidade, Luiz Quitério ressaltou a importância das pesquisas. Ele destacou que os programas têm dificuldades de chegar em alguns lugares e as pessoas precisam de água. “Nós precisamos pensar em soluções alternativas para essa questão da água, e isso será possível com as pesquisas porque sem elas não será possível atingir êxitos”.

Doutorando em Engenharia e pesquisador ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS, o professor mestre Jhonnes Alberto Vaz foi o responsável por mediar o evento que contou com a presença de pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da área.