Projetos de Pesquisa

O grupo abarca os projetos de pesquisa (projetos guarda-chuva) dos docentes que dele fazem parte.  Dentro desses amplos projetos, estão articulados os diferentes subprojetos de Iniciação Científica, IC-EM e TCC, bem como os projetos de pesquisa dos mestrandos.

Há quatro projetos de pesquisa, vinculados aos docentes, conforme relação a seguir:

Psicologia e Direitos Humanos: Saúde e Educação – Trabalhando a formação integral do cidadão, aliada à promoção e proteção da saúde e qualidade de vida

Tem como objetivo pesquisar questões relacionadas à formação de identidade; à busca de autoconhecimento; e à promoção de direitos humanos, tendo como foco principal a criança, o adolescente e o jovem. Tem como foco a investigação e avaliação de aspectos e situações estressantes que prejudicam o desenvolvimento psicossocial e a vida de crianças, adolescentes e jovens. Propõe práticas interventivas e preventivas inovadoras junto a esses indivíduos, em diferentes contextos, numa perspectiva interdisciplinar, integrando as áreas da Psicologia da Saúde, Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva, Psicologia  do Desenvolvimento e Políticas Socioeducacionais.
Docente responsável: Profª. Drª. Daisy Inocencia Margarida de Lemos

Desenvolvimento, Função Simbólica e Inclusão

Com base na investigação interdisciplinar, busca estudar o desenvolvimento humano, os sistemas complexos cognitivos e as distintas linguagens humanas. O objetivo é verificar se a linguagem simbólica e o lúdico podem ser instrumentos no desenvolvimento da concentração, da cognição e do autoconhecimento do indivíduo. Busca desenvolver pesquisas que produzam resultados significativos para a prática de profissionais da saúde e da educação. Integra as áreas da Psicologia da Saúde, Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento e Políticas Socioeducacionais.
Docente responsável: Profª. Drª. Luana Carramillo Going

Criança em Situação de Acolhimento e a criança na família: relações entre a compreensão diagnóstica na perspectiva psicológica

Tem como objetivo  analisar a percepção de crianças em situações de abrigamento sobre a convivência nesse espaço institucional, a partir de análise qualitativa na perspectiva psicanalítica. Visa o levantamento de indicadores que subsidiem a construção de políticas públicas no âmbito da infância, tendo em vista que esses contextos são historicamente marcados pelo descaso e abandono, distantes das necessidades do desenvolvimento biopsicossocial infantil.
Docente responsável: Profª. Drª. Hilda Rosa Capelão Avoglia

Considerações Psicanalíticas da Saúde Mental e Qualidade de Vida

Tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas da Psicologia Preventiva e/ou Curativa, com ênfase em novas práticas nas políticas públicas atuais, no campo da saúde mental, qualidade de vida e promoção do desenvolvimento humano e social.
Docente responsável: Prof. Me. Hélio Alves