Conteúdo Programático

Biologia:

Conhecimento de aspectos bioquímicos, citológicos, morfológicos, fisiológicos e evolutivos dos seres vivos e suas interações com outros organismos e o meio ambiente.

Física:

Partindo de conceitos básicos, leis e fórmulas articuladas ao cotidiano, serão avaliadas habilidades e competências relacionadas à investigação em Física. Serão abordadas questões objetivas dentro de temas fundamentais, incluindo forças, movimentos, fontes e consumo de energia, formação de imagens, formas de comunicação, bem como o uso de equipamentos e procedimentos técnicos simples.

Geografia:

A prova avaliará a capacidade do candidato de compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia através de:

• Leitura, análise e interpretação dos códigos específicos ( mapas, gráficos, tabelas, etc.);
• Reconhecimento e aplicação das escalas cartográficas e geográficas na organização, localização e distribuição dos fenômenos;
• Comparação, interpretação e identificação das singularidades de cada lugar, paisagem ou território;
• Reconhecimento, na aparência visível e concreta do espaço, das suas essências, ou seja, dos processos históricos e contemporâneos que resultam nas mudanças, organizações e conteúdos do espaço.

História:

O programa enfoca os temas presentes nos Ensinos Fundamental e Médio. As questões objetivas visam avaliar as competências e habilidades do aluno em analisar, interpretar e relacionar realidades e situações históricas diversas. A prova tem como característica permitir que o candidato exercite sua capacidade de pensar e refletir historicamente sobre os temas a serem abordados. Não será valorizada a memorização de datas, personagens ou fatos históricos, mas a capacidade do aluno em refletir, criticamente, sobre a realidade atual, a partir de elementos históricos.

Língua Inglesa e Língua Espanhola:

A prova avaliará a capacidade de compreensão de texto contemporâneo, extraído de revista ou jornal, o que implica necessariamente o domínio de um vocabulário básico e o conhecimento de aspectos fundamentais dos mecanismos linguísticos.

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira:

Com base na leitura de textos literários consagrados e de textos informativos atuais, será avaliada a habilidade de análise das relações intertextuais, dos recursos expressivos dos autores bem como o contexto social e histórico das obras. Também se verificará o domínio da norma culta da Língua Portuguesa, o estudo das funções da linguagem e as relações entre as linguagens coloquial e formal.

Matemática:

A avaliação de Matemática abordará questões que irão verificar se há aplicação de raciocínio lógico na resolução de situações problemas contextualizadas, tendo por base os conteúdos que são trabalhados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Química:

A prova de Química tem como finalidade avaliar conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Médio e aplicá-los através de seus conceitos de atomística, soluções, funções orgânicas, funções inorgânicas e eletroquímicas no seu cotidiano.