
A UNISANTOS oferece 160 bolsas integrais para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras Português/Inglês, Matemática e Pedagogia. Essas bolsas, que valem durante todo o curso, são vinculadas ao Prilei, Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral, do Ministério da Educação.
CLIQUE AQUI E FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
As inscrições no processo seletivo para obtenção das bolsas vão de 29 de janeiro a 19 de fevereiro de 2026. Elas são feitas somente online, pelo link acima. O critério de seleção será pela nota do ENEM, o Boletim de Desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio, nas edições de 2012 a 2025.
RESULTADOS E MATRÍCULA
A relação dos candidatos aprovados será divulgada aqui mesmo, no site da UNISANTOS. Basta conferir a página dos editais do processo seletivo para as bolsas do Prilei, no dia 20 de fevereiro, a partir das 15h. Essa informação também poderá ser obtida na Secretaria Acadêmica do campus Dom Idílio José Soares, na Avenida Conselheiro Nébias, 300, em Santos.
A matrícula também é online, no período de 23 a 25 de fevereiro. Será preciso fazer o upload dos seguintes documentos:
– Carteira de Identidade;
– Certidão de Nascimento;
– Certidão de Casamento (somente na hipótese de alteração de nome);
– Certificado de Conclusão do Ensino Médio e respectivo Histórico Escolar;
– Declaração de Concluinte do Ensino Médio, fornecida pela secretaria da escola, para os estudantes que estiverem cursando a última série;
– Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF/MF) do candidato e, quando menor de 18 anos, também do responsável legal;
– Ato de naturalização publicado no Diário Oficial da União, se for o caso.
Quem apresentar Declaração de Concluinte do Ensino Médio terá de juntar, também, à documentação o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar até 31 de março de 2026. Caso contrário, a matrícula será cancelada.
O QUE É O PRILEI
O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei) é uma ação do Governo Federal que tem como objetivo garantir formação aos profissionais que não possuem curso superior, ou se graduaram em área diferente da que atuam , bem como aos estudantes com bom desempenho no ENEM. Uma exigência do programa é que os bolsistas realizem ano de residência docente na rede pública de ensino.
O Prilei é operacionalizado pelas instituições de ensino superior que ofertam cursos de Pedagogia e Licenciaturas, como é o caso da UNISANTOS. Todos os cursos devem ter modalidade presencial e articulação com a rede pública de ensino desde o início.
Os cursos de Licenciatura apoiados pelo Prilei devem ter propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, aos currículos e às matrizes curriculares das redes de ensino, aos projetos políticos pedagógicos das escolas e às orientações do Programa Escola em Tempo Integral.

















