

Do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UNISANTOS, Isabella Alvares Fernandes e Isabelle Sofia Ablas iniciaram uma nova fase dos seus estudos de doutorado, em Portugal e na Suécia. Elas foram selecionadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e obtiveram bolsa de estudos por meio do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior. Até o mês de maio de 2026, as pesquisadoras terão a oportunidade de aprofundar os estudos para a produção da tese.
DIREITO GLOBAL – Graduada e mestre em Direito pela UNISANTOS, Isabella Fernandes está na Universidade de Lisboa. A escolha por Portugal se deu por conta da sua pesquisa “Um novo direito global para o clima: contribuições das tecnologias digitais a partir do European Green Deal”, que busca trazer uma nova dimensão ao Direito Ambiental Internacional e Climático, ao estabelecer o Pacto Ecológico Europeu como norma norteadora para a construção de um direito global. “Para dar subsídio à pesquisa, o doutorado sanduíche em Portugal torna-se elementar, por conta do país ser integrante da União Europeia e plenamente envolvido de forma direta nas ideias ambientais e climáticas, necessárias para a subsistência humana na terra”, explicou.
DIREITO AO REPARO – Com o tema “Direito ao reparo: análise das abordagens regulatórias da União Europeia e o estudo de caso da Suécia para a implementação no contexto brasileiro”, Isabelle Ablas foi aprimorar os seus estudos na Lunds Universitet, reconhecida como a terceira melhor universidade do mundo na área de sustentabilidade e de onde saíram seis ganhadores do prêmio Nobel. A investigação internacional busca “entender como foi desenhado os instrumentos econômicos não coercitivos que induzem ao reparo na Suécia, e também acompanhar a implementação da normativa europeia de 2024, sobre o direito ao reparo, para identificar o melhor caminho a ser seguido para eventual implementação no Brasil”, contou Isabelle.

















