Estudantes e docentes do curso de Nutrição tiveram trabalhos aprovados para o XXIII Congresso Paulista de Nefrologia, que ocorre de 10 a 13 de setembro, em Campinas. Essa edição comemora os 40 anos do encontro científico que tem como objetivo apresentar e refletir sobre as atualizações em todos os campos da nefrologia.
Aprovado para ser apresentado na forma de comunicação oral, o trabalho “Aditivos à base de potássio em fórmulas infantis: um risco oculto para crianças com DRC?” é de autoria do estudante do 6º semestre, Davi de Oliveira Matos.
A pesquisa, realizada em parceria com o professor doutor Cezar Henrique de Azevedo (coordenador do curso) e com a professora mestre Mariana Leister Rocha Innecchi, discute a utilização de aditivos alimentares em fórmula infantis, o que pode acarretar em risco para crianças com doença renal crônica, por conta do alto nível de potássio. Após análises, chegou-se à conclusão de que as fórmulas infantis sem aditivos alimentares devem ser consideradas, uma vez que os rótulos não informam a quantidade do potássio provenientes dos aditivos, o que reforça a cautela na escolha dessas fórmulas.
MANUAL – “Elaboração de um manual nutricional para crianças com doença renal crônica na primeira infância: adaptação das informações do guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos a prática clínica”. Este é o título do recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes do 8º semestre do curso, Eduarda Alexia Dantas, Juliana Araújo de Oliveira, Daphne Silva Santana, sob a orientação da professora mestre Mariana Leister Rocha Innecchi, que será apresentado na forma de pôster no evento.
O objetivo do trabalho foi desenvolver um manual de orientação nutricional voltado para crianças menores de dois anos com doença renal crônica, por meio da adaptação das informações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de dois anos. Ferramenta para contribuir com a qualificação da assistência nutricional, o manual, segundo o grupo, é viável e a inteligência artificial pode auxiliar no desenvolvimento de materiais que aprimoram a comunicação entre profissionais e famílias, fortalecendo o cuidado integrado.

















