INÉDITO – Com o objetivo de fomentar estudos e atender a comunidade, UNISANTOS inaugura o primeiro Laboratório de Neuropsicopedagogia da Baixada Santista

Espaço será dedicado a investigação completa das funções cognitivas, motoras, comportamentais e de aprendizagem

Com o objetivo de fomentar novos estudos e promover serviços à comunidade por meio de uma intervenção multidisciplinar, a UNISANTOS inaugurou  ontem (23) o primeiro Laboratório de Neuropsicopedagogia da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Envolvendo inicialmente os cursos de Psicologia e Pedagogia, o espaço será dedicado a investigação completa das funções cognitivas, motoras, comportamentais e de aprendizagem de crianças e adolescentes de 7 a 16 anos.

Cada vez mais necessária para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, a Neuropsicopedagogia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada à educação, com interfaces da pedagogia e da psicologia cognitiva. Em seu código de ética técnico profissional está descrito que o seu objeto formal de estudo é a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

Objetivo formal da neuropsicopedagogia é a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana
Iara Chalela

FORMAÇÃO – Coordenadora do curso de Psicologia e responsável pelo Laboratório de Neuropsicopedagogia da UNISANTOS, a professora mestre Iara Candida Chalela Genovese disse que as investigações que serão realizadas irão facilitar e definir os caminhos mais eficazes para um determinado tipo de intervenção. Ela explicou que “os recursos técnicos (jogos, materiais didáticos e psicomotores específicos) são imprescindíveis em uma intervenção programada que vise incluir efetivamente alunos com dificuldades específicas de desenvolvimento e aprendizagem”. Para estudantes dos cursos de Psicologia e Pedagogia, docentes e pesquisadores da instituição, será um incentivo ainda maior para o desenvolvimento de pesquisas e formação profissional.

Cristina Barletta

Secretária de Educação de Santos, a professora Cristina Barletta esteve presente na inauguração e agradeceu pela parceria que a UNISANTOS vem mantendo ao longo dos anos com a Prefeitura Municipal de Santos. “Esse espaço vai enriquecer ainda mais a formação dos futuros profissionais e o município só tem a ganhar, pois eles também estarão atuando nos diferentes segmentos em nossa cidade, como estagiários ou funcionários. A gente sabe que a UNISANTOS forma grandes profissionais”, disse.

Laboratório reúne jogos, materiais didáticos e psicomotores específicos

DIÁLOGO – O reitor Marcos Medina Leite disse que “o princípio universitário requer que nós reconheçamos as competências que se associam e que nos fazem mais preparados para os desafios que virão. É o que acontece, é o que vocês irão experimentar nesse espaço. Não há conhecimento que se restringe a um olhar disciplinar. O profissional que a sociedade precisa requer conhecimentos, habilidades e competências que não transitam numa área com uma abordagem isolada”. Em relação à importância do Laboratório de Neuropsicopedagogia, ele explicou que não é possível que a formação de professores e psicólogos se dê ao lado das neurociências. “É fundamental que elas dialoguem com a formação dos dois perfis”

Pró-reitor de Pastoral, o padre Cláudio Scherer da Silva fez a benção das novas instalações, reforçando que a razão da Universidade são os estudantes. Para que a educação e a formação possam ocorrer de forma efetiva, ressaltou que é preciso amar, educar e depois profissionalizar. “Que vocês se sintam muito queridos nesta casa, muito especiais. O maior tesouro dessa instituição não são os equipamentos. O maior tesouro são vocês”, enfatizou ao se referir aos estudantes.

Estudantes visitaram o Laboratório de Neuropsicopedagogia e conheceram infraestrutura

INTEGRAÇÃO – Diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, o professor mestre Paulo Roberto Bornsen Vibiam disse que  o momento é muito importante porque representa a integração de dois centros (Educação e Comunicação e Sociais Aplicadas e da Saúde). “Hoje, as escolas enfrentam um desafio que é de vários profissionais. Hoje tem uma demanda grande sobre a escola que é cobrada a dar respostas imediatas para diversas situações. Hoje, a escola é um grande mosaico dos problemas da sociedade e um único profissional não é capaz de dar conta dessa diversidade que encontramos. Esse laboratório é um passo concreto para que possamos unir esforços da educação e da psicologia para que possamos, juntos, estudar, pesquisar e desenvolver projetos que possibilitem a melhor formação dos nossos estudantes”, ressaltou.

Eduardo Iglesias

Do 5º semestre de Psicologia, Eduardo Campo Iglesias disse que o novo espaço trará um enriquecimento muito grande para a formação. “Teremos a oportunidade de nos especializar em neuropsicologia, por meio de pesquisas nesta área. Pretendo me engajar nesta área por meio dos projetos que irão surgir”.

Participaram também da inauguração a pró-reitora de graduação, professora doutora Rosangela Ballego Campanhã; a pró-reitora administrativa, a professora doutora Mariangela Mendes Lomba Pinho; a coordenadora do curso de Pedagogia, a professora mestre  Priscylla Krone Martins Coratti Sarsano de Godói; o coordenador do curso de Matemática, o professor mestre Ronaldo Penna Saraiva; docentes e estudantes dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Ciências Biológicas e Matemática.