PRATA DA CASA – Em livro de estreia, egressa do curso de Jornalismo da UNISANTOS lança obra sobre superação

“É uma obra para quem quer mergulhar em uma jornada de inspiração ao acompanhar a minha história de vida”. Assim a jornalista Soraya Benevides, egressa do curso de Jornalismo da UNISANTOS, define ‘A Casa de Chá’, livro recém lançado no Brasil e em Portugal. Atualmente morando no Canadá, a autora explica que sua primeira publicação narra a procura por respostas e um caminho para a felicidade. “A princípio não achei que iria publicar um livro, mas a ideia foi crescendo. Eu estava perdida, sem saber o que fazer para reencontrar o meu caminho da felicidade”, comenta.

Soraya Benevides

“Eu tinha tudo o que a maioria sonha – marido amoroso, casa espaçosa e confortável, segurança por viver em um país de primeiro mundo. Mas, a mudança de vida foi muito radical. De executiva de sucesso, na minha própria agência de comunicação, tornei-me dona de casa, enfrentando diversidade, solidão e frio”, explana. Em honesto relato, Soraya conta na introdução da obra, que tem selo da editora Chiado, sua difícil situação familiar vivida na adolescência, para posteriormente narrar como alcançou o sucesso profissional e depois largou tudo para viver o amor no Canadá. A reflexão “ocorre” durante uma trilha, nas montanhas rochosas canadenses, que leva à Casa de Chá.

MEMÓRIAS – Formada na turma de 1988, Soraya conta que escolheu o curso de Jornalismo incentivada por uma professora do ensino médio que exigia sucessivas leituras. Das lembranças do período universitário, a jornalista destaca os momentos compartilhados com os amigos de turma e as experiências vividas nos projetos laboratoriais. “Nos jornais laboratoriais que eu aprendi a escrever para o público e, principalmente, as técnicas necessárias no exercício da profissão de jornalista. O curso de Jornalismo da UNISANTOS foi excelente. Todos os professores foram muito importantes no conhecimento necessário para iniciar uma carreira na área de comunicação”, relembra.

TRAJETÓRIA – No ano que se formou, a jornalista ingressou no mercado de trabalho como redatora em uma agência de comunicação, em São Paulo. Depois, trabalhou na redação do Diário do Grande ABC, em Santo André, escrevendo sobre tecnologia, economia e turismo. Em 1991, voltou a atuar em assessoria de imprensa para atender clientes da área de tecnologia. Dessa experiência surgiu a ideia de abrir a própria agência, a Driade Comunicação, que atendeu clientes das áreas de tecnologia e educação até a jornalista embarcar para o Canadá. Essa trajetória em detalhes está descrita em ‘A Casa de Chá’, disponível para venda no site das principais livrarias do Brasil.