Curso de Tradução e Interpretação conquista conceito máximo (nota 5) em recente avaliação do MEC

Infraestrutura tecnológica está entre os diferencias destacados pelo MEC

O curso de Tradução e Interpretação da UNISANTOS recebeu a nota máxima (5) em recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). Para fins de renovação de reconhecimento de curso, a comissão de avaliação esteve na instituição entre os dias 8 e 11 de agosto e considerou a excelência nas dimensões analisadas (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura), com destaque para os objetivos do curso, a diversidade de convênios com instituições estrangeiras que propiciam aos docentes e estudantes experiência em outros países, a titulação e experiência do corpo docente e o perfil profissional do egresso.

Estudantes de Tradução participam de eventos científicos e realizam trabalhos voluntários de tradução simultânea

Alguns outros itens também foram destacados pelos avaliadores, entre eles: Metodologia, Estágio Curricular Supervisionado, TCC, Apoio ao Discente, e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Eles também salientaram o fato do curso ser único na Baixada Santista e atender a demanda social específica da região, em especial nas áreas como contratos internacionais, relações internacionais, políticas públicas de desenvolvimento econômico, social e ambiental. “A estrutura curricular implantada contempla de maneira excelente os aspectos de flexibilidade, interdisciplinaridade, acessibilidade plena, compatibilidade de carga horária e articulação da teoria com a prática”, destacam.

Na cabine de tradução, alunos e professora simulam trabalho

A atuação do coordenador também mereceu destaque na avaliação, assim como o perfil do corpo docente, que possui experiência no exercício da docência e na atuação profissional fora do magistério. A estrutura das salas de aula, da biblioteca (com análise da bibliografia básica e complementar) e dos laboratórios também foram bem avaliados pela comissão.

HISTÓRIA – Pioneiro e único na região, o curso de Tradução e Interpretação da UNISANTOS foi criado em 2003. Tem como lógica estrutural a verticalização e o agrupamento das disciplinas em três eixos principais, correspondentes as três grandes áreas de atuação profissional (Tradução, Versão e Interpretação), e três eixos de apoio (Eixo Curricular Transversal, Fundamentos Linguísticos e Fundamentos Específicos).