Diálogo entre autoridades e munícipes marca o IV Encontro de Promotoria Comunitária

promotoria-comunitaria1
Secretário de Defesa da Cidadania de
Santos, Carlos Mota, fala em plenária

Mais de 40 pessoas, entre lideranças da sociedade civil organizada, representantes de instituições públicas, alunos, professores e promotores de justiça participaram do IV Encontro do Fórum de Promotoria Comunitária, realizado na quinta-feira (25), no auditório da Faculdade de Direito, no campus Boqueirão. O trabalho é fruto de parceria entre a UNISANTOS e o Ministério Público do Estado.

A reunião teve início com a apresentação dos resultados obtidos no encontro anterior e contou com a presença de autoridades municipais, como o Secretário de Defesa da Cidadania de Santos, Carlos Alberto Ferreira Mota; e o diretor de Administração e Finanças e Diretor de Habitação da COHAB Santista, Maurício Queiroz Prado, que elucidaram questões levantadas na reunião anterior.

O promotor de justiça Carlos Alberto Carmello Júnior, que também é professor na UNISANTOS e um dos coordenadores do projeto, junto com o promotor e professor Ivan da Silva, apresentou o andamento de outros processos discutidos no III Encontro.

Posteriormente, foram debatidas novas pautas, como: a questão habitacional na Vila dos Criadores; a possibilidade de remoção do Instituto Médico Legal (IML) do Saboó por conta do forte odor; denúncia de desmatamento no Jardim Botânico Municipal; e a solicitação da criação de uma área de lazer na Vila Pantanal.

promotoria-comunitaria2
Célio Nori

Coordenador geral do Fórum da Cidadania de Santos, Célio Nori participou do IV Encontro e elogiou a iniciativa do projeto. “Vejo a Promotoria com alegria e muita esperança que se torne, cada vez mais, um espaço de empoderamento da Sociedade. Os setores organizados da sociedade civil devem se aproximar da Promotoria Comunitária. Nesse sentido, afirmo que o Fórum da Cidadania vai estar se aproximando cada vez mais desse trabalho”, comentou.

Tiago Lisboa Sanches, morador da Vila dos Criadores, área próxima a Alemoa, participou da reunião e comentou que o bairro precisa de melhorias, mas, por questões judiciais, não se permite que nada seja feito no local no sentido de melhorar a infraestrutura. Por essa razão, decidiu participar do encontro e tem esperança que a comunidade conquiste melhorias. “Um espaço para a comunidade poder apresentar suas necessidades é muito importante. Espero que funcione”, concluiu.

Também participaram da reunião a coordenadora estadual do projeto, promotora Fernanda Dolce; o promotor de justiça aposentado, Roberto Luiz Ferreira de Almeida Júnior; e a representante do Instituto Elos, Thaís Polydoro Ribeiro.