Visita de campo reúne 100 alunos de Engenharia Ambiental e Arquitetura

20161015_153654_resized (1)
Esta foi a quarta vez que um grupo de alunos da UNISANTOS realiza a visita na unidade de conservação

Conhecer in loco uma unidade de conservação federal, sua rica biodiversidade e processo de gestão. Este foi o objetivo da visita de campo realizada por cerca de 100 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo, no último dia 15, à Floresta Nacional de Ipanema, em Araçoiaba da Serra, no interior do Estado de São Paulo.

Os alunos puderam, ainda, observar o valioso patrimônio histórico, além de conhecer a sede da Academia Nacional do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que fica na própria unidade e tem o projeto assinado por Paulo Archias Mendes da Rocha, pertencente à geração de arquitetos modernistas.  O grupo foi acompanhado pelas professoras Maria Fernanda Britto Neves, Ângela Maria Gonçalves Frigério e Maria Tereza Di Spagna Lozano.

20161015_123613_resized
Grupo visitou mirante na Floresta de Ipanema

Para a professora Maria Fernanda, as visitas de campo possibilitam aos alunos estabelecer uma relação entre os conteúdos aprendidos em sala de aula e o ambiente local/regional, por meio da observação. “Conhecer o meio nos torna capazes de analisar as condições em que somos afetados pelo que acontece, permitindo intervir nesse meio, no sentido de modificá-lo, o que implica em processos de participação, respeito e construção da cidadania”, destaca.

FLORESTA – Criada no dia 20 de maio de 1992, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92. Sua missão é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.