VI Jornada de Iniciação Científica da UNISANTOS acontece na quinta-feira (27)

Na quinta-feira  (27), a partir das 14 horas, será realizada a VI Jornada de Iniciação Científica da UNISANTOS. Ciência e Tecnologia: O Desafio de Formar Pesquisadores no Século XXI é o tema da palestra de abertura, com o diretor do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS, professor doutor Sérgio Olavo Pinto da Costa, reconhecido com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

O evento reúne 36 trabalhos de iniciação científica que serão apresentados na forma de p&ocirc,ster, com destaque para algumas apresentações orais. Aberto ao público, acontece no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300).

Iniciação Científica
Com o maior número de bolsas da região, o Programa Institucional de Iniciação Científica foi criado em 2004 para proporcionar uma oportunidade de formação científica aos alunos da graduação, despertar talentos para as atividades de pesquisa e fortalecer os projetos de pesquisa realizados dentro da Universidade, a partir da participação de alunos bolsistas nas diferentes áreas de conhecimento.

Entre os projetos em desenvolvimento, estão:

• Simulação de processos de perfuração de poços com software Osprey Risk&reg,, da Schlumberger&reg,
• Simulação de processos de elevação e escoamento com software Pipesim&reg,, da Schlumberger&reg,
• Simulação de plantas de processo com software Unisim&reg,, da Honeywell&reg,
• O mercado de trabalho para o tecnólogo em Petróleo e Gás
• Levantamento dos elementos-traço As (arsênio), Cd (cádmio), Hg (mercúrio) e Pb (chumbo) no sedimento e nos peixes do Rio dos Bugres – Santos/São Vicente – SP
• Green Vessels: As perspectivas da nova tecnologia para navios na preservação do meio ambiente
• Seleção de microrganismos degradadores de petroderivados
• Estudo dos instrumentos econ&ocirc,micos e jurídicos aplicáveis à produção de energia alternativa
• Desenvolvimento de simuladores didáticos aplicados à logística
• Mapeamento das ações de educação ambiental no Município de Santos
• Projeto, simulação e implementação de circuito de bioimpendância com componentes discretos.

Clique AQUI e confira os resumos dos trabalhos das jornadas anteriores.