Universidade Católica de Santos instala a Cátedra Gilberto Mendes

Cátedra-Gilberto-Mendes (1)
Solenidade de instalação aconteceu no
Campus Dom Idílio José Soares

Com o objetivo contribuir para o conhecimento e desenvolvimento das linguagens e técnicas musicais, a UNISANTOS instalou, ontem (18), no Campus Dom Idílio José Soares, a Cátedra Gilberto Mendes. Reunindo ensino, pesquisa e extensão, o órgão que leva o nome de um dos maiores músicos do País, nascido em Santos e criador do Festival “Música Nova”, terá a missão de promover o diálogo entre a música e as demais expressões artísticas, além de realizar a criação de novos artigos e projetos científicos na área.

A instalação contou com a presença dos filhos de Gilberto Mendes, Odorico Mendes Neto e Carlos de Moura Ribeiro Mendes, e a participação do reitor da Universidade, o professor mestre Marcos Medina Leite; o coordenador do curso de Música e da Cátedra, o professor doutor Antonio Eduardo Santos; o diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, professor mestre Paulo Roberto Börnsen Vibiam; músicos da região, docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Música da UNISANTOS.

Cátedra-Gilberto-Mendes (2)
Reitor, professor Marcos Medina, e o filho do musicista, Odorico Mendes

Agradecendo a homenagem da Universidade, Carlos Mendes comentou que caso estivesse vivo, Gilberto Mendes (falecido em 2016) estaria muito feliz em poder presenciar este momento. Ele ainda ressaltou que essa iniciativa da UNISANTOS faz com que as obras do músico de Santos sejam mostradas, ouvidas e compreendidas pelas próximas gerações. “O Gilberto tinha uma necessidade pessoal de que as músicas dele fossem compreendidas pelas próximas gerações, e com a criação dessa Cátedra a instituição faz exatamente isso”, ressaltou.

CÁTEDRA – Segundo o coordenador da Cátedra, o professor Antônio Eduardo Santos, ela oferece para todas as pessoas da comunidade acadêmica a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre a obra de Gilberto Mendes. Para o diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, o professor Paulo Börnsen a criação deste núcleo de estudos contribuirá ainda mais para a pesquisa, extensão e ensino que são os três pilares da Universidade.

O reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, enfatizou que desde que a proposta de criação da Cátedra foi apresentada, a aceitação foi unânime. Também destacou que a diversidade entre todos os participantes será uma grande alegria para a Universidade, que se transformará em um ambiente onde os estudiosos poderão discutir e desenvolver estudos e projetos a partir das obras de Gilberto Mendes.

Cátedra-Gilberto-Mendes (3)
Gilberto Mendes

GILBERTO MENDES-  Criador do Festival Música Nova, que tinha como objetivo dar espaço a compositores fora das salas de concertos tradicionais, o músico, autor e diretor artístico Gilberto Mendes foi um dos responsáveis por renovar a música tradicional brasileira. Nascido em Santos, no dia 13 de outubro, de 1922, é reconhecido mundialmente.  Doutor pela USP, atuou como professor do Departamento de Música, da Escola de Comunicação e Artes da mesma instituição,  e como docente visitante da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Gilberto Mendes faleceu no dia 1 de janeiro de 2016, em Santos. O músico é autor de importantes obras como Santos Football Music, o Último Tango em Vila Parisi, Alegres Trópicos, Ponteio, entre outros.