UNISANTOS recebe mais 72 estudantes bolsistas para o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio

Mais 72 estudantes do 2º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares, da Região Metropolitana da Baixada Santista, iniciaram no Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio da UNISANTOS. No último dia 13, eles foram recebidos por representantes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) e pelos professores-orientadores. Durante 1 ano, estarão desenvolvendo dezenas de projetos nas áreas da Educação, Direito, Engenharias, Matemática, Economia, Arquitetura, Computação, Química, Geofísica, Música, História, Comunicação, Letras, Tradução, Psicologia e Relações Internacionais.

Leila Brum

Diretora do Ipeci, a professora doutora Adriana Florentino de Souza destacou a importância deste projeto que insere o estudante do ensino médio no espaço da pesquisa acadêmica. Além da diretora, o coordenador do COIC, o professor doutor Maurício Pinto da Silva apresentou a crescente evolução no número de escolas conveniadas. Em 2012, no início do projeto, foram duas escolas. Agora, em 2018 já são 18 colégios das cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

Raphael Brito

EXPECTATIVA – Ansiosa para dar início ao projeto, a estudante Leila Brum Pereira, da Escola Estadual Diniz Martins, de Guarujá, comentou que esta oportunidade será importantíssima para adquirir novos conhecimentos e criar um contato com a Universidade. Ela ainda ressaltou que realizar uma pesquisa dentro da UNISANTOS é algo inexplicável. “Eu sempre tive vontade de estudar aqui na UNISANTOS”.

Com a certeza de que a sua participação no Programa de Iniciação Científica irá trazer benefícios futuros para a sua vida acadêmica e profissional, Raphael Orides de Brito, da Escola Estadual Alzira Martins Lichti, de Santos, disse que além da produção científica, o projeto contribui para a escolha profissional. “Aqui vou adquirir conhecimento, experiência e poder realmente decidir entre a área de Química e Biologia”, concluiu.

João Vinicíus

Para João Vinícius Capela Marini, do Colégio Passionista Santa Maria, de Praia Grande, o Programa é um diferencial da UNISANTOS. “Poucas instituições fazem esse tipo de projeto para o ensino médio. Isso acaba fazendo a diferença na nossa formação e nos prepara ainda mais para concorrência lá fora”, completou.

Silvia Mendonça

INCENTIVO – Considerando o Programa de Iniciação Científica como uma ótima iniciativa da UNISANTOS, a coordenadora do Colégio Passionista São Gabriel, Silvia Mendonça, disse que esse incentivo à pesquisa proporcionado pela Universidade traz uma bagagem de conhecimento que o jovem levará para o resto da vida. Segundo ela, esse contato desde cedo com a instituição é muito bom para a formação de novos pesquisadores. “Eles ficam bem ansiosos com esse programa, pois essa é uma oportunidade de compartilhar experiências com os outros alunos do colégio e aumentar ainda mais o aprendizado deles”.

Acompanhando a filha Vitória Duarte Almeida, do Colégio Universitas, Alexandre José da Silva Almeida, disse que o projeto é essencial para a educação dos jovens e contribui para a escolha da profissão.  “A UNISANTOS está de parabéns porque ela faz com que os jovens descubram novos conteúdos desde cedo. Isso é muito bom para a formação deles”, finalizou.