UNISANTOS inaugura Clínica Integrada de Saúde visando fomentar atuação interprofissional e otimizar atendimento à comunidade

Cerimônia foi prestigiada por estudantes e docentes

Com o objetivo de integrar os serviços de saúde, otimizar os atendimentos, a formação interdisciplinar e as práticas coletivas dos discentes, a Universidade Católica de Santos inaugurou, no dia 23 de agosto, a Clínica Integrada de Saúde (CIS). Localizado no andar térreo do prédio dos laboratórios, no Campus Dom Idílio José Soares, o espaço oferecerá o atendimento integrado dos programas de extensão do Núcleo de Farmácia Clínica, Ambulatório de Nutrição, Clinica-Escola de Psicologia e o Ambulatório de Enfermagem.

Novo espaço funciona no Campus Dom Idílio José Soares

Envolvendo docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia e do curso de pós-graduação lato sensu de Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica, a clínica permite o atendimento integrado gratuito à comunidade, proporcionando uma assistência pautada na integralidade e na interdisciplinaridade.  Dessa maneira, como instituição comunitária de educação superior, a UNISANTOS reforça seu compromisso em promover ações de transformação social que ultrapassam os limites dos campi universitários.

Estudantes e docentes visitam os novos espaços onde são realizados os atendimentos

Para o reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, a Clínica Integrada de Saúde possui um papel importante de inserir a prática da atuação interprofissional em saúde na formação dos discentes, além de promover uma melhor assistência à população. “Esse é mais um espaço efetivo e muito simbólico. Ele forma uma rede de serviços muito importante, que vai se integrando para dar suporte para a população e para o desenvolvimento dos estudantes”, explicou.

A cerimônia de inauguração foi prestigiada pelas pró-reitoras, professoras doutoras Mariângela Mendes Lomba Pinho (Administrativa) e Rosângela Ballego Campanhã (Graduação); pela diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, professora mestre Flávia Henriques, além de docentes e discentes da instituição.