UniSantos inaugura Centro de Pesquisa e Ensino Portuário

Em cerim&ocirc,nia realizada na manhã desta quinta-feira, a Universidade Católica de Santos – UniSantos – inaugurou o Centro de Pesquisa e Ensino em Tecnologia e Negócios Portuários – CEPORT, que integra grupos de pesquisa, laboratórios, cursos de Comércio Exterior, Logística e Gestão Portuária, além dos programas de Mestrado e cursos de Especialização e MBAs. O local, constituído pelos prédios “Carvalho de Mendonça” e “Comendador Martins”, totalmente revitalizado, no bairro da Vila Mathias (Rua Carvalho de Mendonça, 140/144), passa a ser denominado Campus Dom David Picão, uma homenagem ao primeiro chanceler da Universidade, que faleceu no dia 30 de abril deste ano.
Presente na cerim&ocirc,nia, o secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, disse que a inauguração do Ceport demonstra de fato o que é ser uma cidade portuária, como Santos, que valoriza o Porto em todas as suas esferas, no meio acadêmico, no comércio e planejamento municipal. “A iniciativa da UniSantos demonstra isso. Com esta unidade, ela dá uma resposta muito forte, muito responsável. Hoje não se desenvolve mais nada no mundo sem tecnologia, sem pesquisa, sem criar esta cultura. Instalações como essa ajudam a manter e colocar Santos na vanguarda de pesquisa e de centro de excelência portuária”.
A reitora, professora Maria Helena de Almeida Lamber, disse que o Centro de Pesquisa foi entregue não só para comunidade acadêmica, mas para comunidade portuária da região. “A Universidade atenta para os acontecimentos regionais e compreendo a importância que o Porto de Santos tem para o País, e percebendo a sua perspectiva de crescimento, não poderia deixar de participar com o que lhe é próprio, o ensino e a pesquisa”, disse.
Bispo da Diocese de Santos e chanceler da UniSantos, dom Jacyr Francisco Braido abençoou as novas instalações e ressaltou a importância do Centro de Pesquisa, por representar o desenvolvimento de tecnologia e  conhecimento para o aprimoramento do trabalho na área do Porto.
Laboratórios
Laboratórios, salas ambiente e grupos de pesquisa, em níveis de graduação e pós-graduação irão contribuir para uma formação diferenciada no Ceport.  Para isso, foram criados o Laboratório Portuário, com 100 itens que lembram o cotidiano do profissional que atua no Porto, com maquetes, equipamentos, e produtos com origem e escoamento da produção nos mercados interno e externo, e o Laboratório de Simulação e Logística, que conta com o sistema Arena de modelagem, utilizado para a simulação do tráfego de navios no Porto. Além disso, tem a parceria exclusiva com a empresa Softway – Soluções e Softwares para Comércio Exterior, o que possibilitou trazer ao Laboratório um conjunto de softwares voltados para a gestão de comércio exterior.
Revitalização
O prédio “Comendador Martins” foi revitalizado, com novo forro, pintura, troca de material elétrico e hidráulico e adaptação para sistema de refrigeração. (acabamento das paredes, forro de gesso, iluminação embutida, recuperação de portas e janelas, pintura, revisão elétrica, pontos de rede e instalações prontas para refrigeração).